Monday, January 29, 2007


Eragon



As modas têm destas coisas, o efeito senhor dos aneis levou a que muitos fanaticos da saga tentassem tb eles entrar no mundo das historias fantasticas dando aso as suas fantasias, de todas essas tentativas uma delas acabou por se tornar num exito de vendar impressionante, era escrita por um jovem adolescente e contava a historia de eragon e a sua dragona Safira. A historia era simplista, algo colada demais aos submundos ja criados, mas o certo e que uma campanha de markting brilhante tornou este livro num objecto dos mais vendidos. E como todo o livro de sucesso mais cedo ou mais tarde acaba em filme, tivemos apenas de esperar dois anos, para os produtores aproveitarem o sucesso e fazerem a adaptação. A busca de dinheiro era o objectivo. E mais uma grande produção se profilava no horizonte. O problema e que a historia nao tinha tanta qualidade quanto isso, e que as pessoas so compraram o livro porque o ligaram a uma mistura de senhor dos aneis e Harry Potter.

Assim sem grande surpresa para que ja conhece a historia, eis que surge o cinzento filme entitulado eragon, que rapidamente se torna um pesadelo critico e cujo os resultados de bilheteira ficam muito aquem do esperado, sendo os resultados tipicos para os filmes familiares de dragões, nem a discarada tentativa de render sequelas parece assegurada, ja que o filme ficou longe dos objectivos propostos. O filme e simplista, sem grandes ideias, limitando-se a ir pelos caminhos faceis e previsiveis, contudo nao e surpreendente ja que o livro também o faz, sendo pouco mais do que uma sequencia de ações articuladas da forma convencional, com dialogos e ligações pateticas em torno de um imaginaria nada de crativo. O filme e pachorrento, as personagens autenticas mumias. O ponto positivo do filme e que o filme assume todas as defeciencias da historia e torna-o num objecto de entertenimento com pouca profundidade ideal para passar um curto espaço de tempo. Mesmo a nivel produtivo parece-nos que os grandes intrumentos sao postos de lado talvez porque os produtores concluiram que o produto nao mereceria tantos investimentos. A historia e simples um cavaleiro e um dragão com um mestre contra os maus, o pseudo imaginario mundo de Paolini não tem profundidade nem objectividade, e nem poder descritivo extraordinario, apenas o possivel num jovem de 17 anos com a mania que escreve. O filme nao dá mais do que pode à historia. Surgindo um filme de acção pachorrento sem grande conteudo, e que rapidamente se vê e esquece.

O argumento tal como o livro tem defices claros de qualidade narrativa e creativa, as acções sao elas facilmente e encadeadas pelas sequencias mais logicas com pouco poder de surpreender e pouco originais. As personagens sao demasiado tipificadas, e as ligações esteriotipadas. Num filme todo ele demasiado esteriotipado.

A realização a cargo de um desconhecido é fraquinha, nunca arriscando nem nas sequencias que poderiam dar algum toque de classe ao filme, mesmo a nivel produtivo parece-nos nos limites minimos do pseudo blockbusters, sem grandes efeitos e sem grande grandiosidade. Os efeitos visuais nao excedem o mediano.

O cast também ele e apesar de conter nomes consagrados, parece-nos que ultimamente quer Irons quer Malckovich, necessitam de aconselhamentos urgentes de carreira, ja que as constantes participações em blockbusters de segunda sao demasiado nefastos para as carreiras consagradas de ambos. Neste filme a participação destes e imperceptivel. O vilao parece-nos a figura mais carismatica do filme, e neste particular o reavivar de Carlyle deve ser valorizado. Ao contrario da infeliz escolha do protagonista, o genero "tipo loiro mau actor"´ soa a demasiado cliche, e acaba por parecer uma estatua num papel ja ele de si enfraquecido.

Enfim um blockbuster dos pequeninos, com os defeitos dos grandes a duplicar.


O melhor - Ter feito o possivel de um livro ainda assim mais intragavel do que o filme.


O pior - Quem fez desta historia um exito de vendas... nao e interessante original nem creativa.


Avaliaçãp - C

No comments: