Saturday, January 27, 2007


The Good Shepherd




Muitas foram as expectativas por volta deste novo titulo que trazia de novo De Niro para tras das camaras, depois de experiencias menos conseguidas. Desta vez de Niro trouxe consigo argumentistas, produtores, actores de primeira linha, presseguindo quem sabe um exito. Muitos aclamavam como a obra mais esperada do ano, possivel de arrecadar grande numero de premios. Dai que a surpresa instaurou-se quando o filme começou a ficar fora destes premios, acabando por ser um fantasma neste prisma.

Supreendentemente a critica acabou por respeitar um filme ignorado, um filme pensado para quem pensa cinema e nao para o espectador, contudo foi junto deste que o filme melhores resultados obteve tendo resultados extremamente satisfatorios no que diz respeito as bilheteiras.

Mas este filme penoso de se ver pensa em tudo menos no espectador, acaba por ser uma obra ambiciosa mas que se perde minuto a minuto num mar de fantasmas, A historia e completamente fragmentada, poucos ou ninguem conseguem seguir de forma constante a narrativa do filme, as personagens vão diambolando sem sentido pela tela perdidos, completamente num filme também ele perdido. Ha quem disse que essa seria a ambiçao de De Niro que como agente secreto ele deve tar lá mas nao darmos por ele. Isso sem duvida que conseguiu mas tb conseguiu dar um dos filmes mais chatos aborrecidos e conteudos do ano, principalmente contrapondo as expectativas centradas.

Esperamos sempre que o filme adquira ritmo e sentido e é esta esperança que nos leva ate ao final de um filme que nenhum motivo de interesse primario tem para o espectador.

O argumento tenta ser metaforico, mas retira todo o conteudo narrativo ao filme, como livro acreditamos que o filme pode funcionar como filme nunca ou apenas a momentos muito esporadicos o filme resulta.

De Niro nao e um expert na arte de realizar, se bem que nao e por ele que o filme nao funciona, o filme nao é nenhum primor neste aspecto mas acaba por trazer promenores interessantes, principalmente a forma como o Fantasma Damon e realizado.

MAs e no CAst que observamos o maios despredicio de talento por metro quadrado, o conjunto de actores e interminavel, mas apenas Damon consegue brilhar numa boa caracterização de um agente infiltrado no proprio filme, de resto total despredicio, com particular destaque o proprio de Niro e Hurt com papeis que nao chegam aos 2 minutos totais de filme, e que nada trazem a um filme perdido em si mesmo.


O melhor - Matt Damon, começa a ser um dos actores de primeira linha de Hollywood.


O pior - A falta de coesao de um filme extremamente solto e desinteressante de inicio a fim


Avaliação - C-

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