Tuesday, January 23, 2007


Man Of the Year



Robin Williams nasceu para a stand up, a sua forma de actuação sempre se pautou por tiques do seu habitat natural a stand up, dai que nada melhor um filme que explore essa mesma faceta de Williams. A personagem poderia ser Williams, um comediante famoso que de repente vê se presidente dos EUA. Esta e a nova comedia politica de Levinson, um realizador em mo de baixo que tenta nos seus temas preferidos recuperar o espaço perdido com uma serie de fiascos consecutivos. E quem sabem levantar a poeira e a consciencia que conseguira levantar com Wag the dog. Mas a experiencia saiu frustrada em toda a linha e se bem que a nivel de publico o filme conseguiu mais alguma coisa do que tinha conseguido o seu anterior ENvy, a nivel critico mais do mesmo, ou seja uma total indiferença para um autor que ja foi respeitado e creditado por tudo e todos.

O filme tem uma premissa interessante como todos do levinson, contudo parece-nos que Levinson nao se consegue adaptar a uma nova realidade de cinema que necessecita do factor revelação, ou mesmo do factor originalidade e surpresa e é neste ponto que o filme falho, primeiro e apesar do humor utilizado por Williams ser corrusivo parece.nos muito contextualizado a uma realidade norte americana, existindo mesmo duvida sobre a sua actualidade.

Outro ponto negativo no filme e a confusao da parte final, na qual ninguem entendo o "furo" electronico que levanta toda a polemica, ou seja a solução ou o factor a descobrir no filme acaba por ser uma total confusao para todos. e depois a tentativa de unir o drama com a comedia tras-nos um filme que nao se define.

A positivo tem a critica politica a um meto de voto controverso e acima de tudo o descredito cada vez maior numa sociedade politica norte americana cada vez mais centrada no humor realizado por este. Mesmo assim acho que em determinados momentos Levinson poe o pe ao travao, nao exagerando e nao concretizando alguma das criticas.

O argumento apesar de interessante, parece-nos recheado de pontos parasitas, ou seja segmentos que nem melhoram o filme nem sequer nos parece bem encaixado. a sequencia de Williams vestido a JEfferson e a melhor representação de falta de logica em busca da piada facil. A imprecisao do bug informatico tb abre alguns buracos numa narrativa interessante.

A realização de Levinson vai no caminho que o realizador nos vai demonstrando mostrando prazer em imaginar a realidade por detras dos presidentes, e realizado de forma academica e comprometida.

O cast, no caso de Williams a tarefa estava simplificada, pois estava a ser nada mais do que ele proprio, brilha ainda neste segmento Walken a querer fazer esquecer as suas apariçoes em produçoes mais duvidosas. Ja linney nos parece em sub rendimento principalmente numa actriz que se encontra num bom momento de forma.

Enfim apesar de ter um cunho de autor pode funcionar como um sinal a levinson sobre a necessidade urgente deste se actualizar.


O melhor - A satira politica que Levinson mais uma vez tras.


O pior - A busca por vezes de um humor facil e descontextualizado da seriedade do tema.


Avaliação - C+

No comments: