Thursday, May 23, 2024

Sting

 É incrivel como um filme sobre uma aranha assassina gigantesca, daqueles tipicos filmes de videoclube dos anos 90, nos nossos dias conseguiu uma distribuição significativa, não obstante da mediania critica que foi alvo. Comercialmente sem figuras de primeira linha o filme acabou por ter resultados bem acima do esperado, conseguindo no mercado interno ultrapassar o milhao de dolares, para um filme claramente pensado para uma serie B de aluguer.

Sobre o filme tudo o que nos podemos imaginar de estapafurdio num filme sobre uma aranha assassina que fica de um tamanho gigantesco acaba por materealizar efetivamente num filme com pouca ou nenhuma qualidade. Em termos de justificação para o que vemos o filme não tenta ser coerente e fica-se pela pratica. Em tudo o resto temos sempre mais impressão e violência nem sempre detalhada do que qualquer outra coisa.

Por tudo isto Sting acaba por ser o que nos considerariamos nos anos 80 e 90 como filmes de desgaste rapido, que com o tempo ate pode ter ganho algum culto, quem nao se lembra do sucesso de Snakes on a Plane, mas isso nunca disfarça o mau gosto e a pouca qualidade que este tipo de registo acaba por ter, mesmo que tecnicamente não caia no absurdo e acabe por impressionar com o horror de algumas imagens isso nao leva o filme para alem do lado estapafurdio do seu conceito.

Assim temos um alegado filme de terror num contexto a que estamos mais habituados em cinema de produtoras mais pequenas. Alguém no entanto, erradamente achou que poderia fazer deste filme um novo icon da moda, mas o filme não tem carisma, nem é suficientemente péssimo para preencher esse espaço e quando assim acontece resulta um processo incompreensivel de mau cinema, que esperemos que nao faça moda.

O filme fala sobre uma aranha de estimação de uma criança com alguns problemas de ajustamento que alimentada vai crescendo e tornar-se predadora da forma mais sanguinária possivel de todos os habitantes daquele edificio.

O argumento é o disparate que nos pensamos que pode ser em todas as suas valências, não tem personagens nem motivações, tudo é um cliche de cinema de segunda linha o qual não consegue nunca ser engraçado, primando apenas pela violência maior na duração do filme

A realizaçao foi entregue a Roache-Tuner um desconhecido realizador de serie b o qual agora conseguiu alguma dimensão comercial que nunca esperou, sem que o filme estivesse minimamente preparado para esse facto. Muito pobre de um realizador que deve continuar pela serie b.

Tambem no cast temos um recheio de desconhecidos ou atores pouco mediaticos em personagens com o proposito de terror, que rapidamente podemos tropeçar nelas noutros filmes sem nunca saber perfeitamente qual foi o primeiro contacto


O melhor - Curta duração

O pior - Consegue ser tão mau quanto parece


Avaliação - D-



No comments: