Saturday, May 18, 2024

Cabrini

 Depois do sucesso total que se tornou Sound of Freedom a Angel Studios e o mesmo realizador Alejandro Monteverde acabaram por continuar a sua colaboração com outro filme baseado na fé num biopic sobre a padroeira dos emigrantes e a sua historia na ajuda dos emigrantes italianos no inicio da explosão economica em Nova Iorque. O filme sempre com uma toada de fé muito assinalavel, acabou por não ser destruida pela critica ao contrario do filme anterior. Em termos comerciais longe do que fez o filme, mesmo assim pelo titulo e pela falta de atores de primeira linha os resultados acabaram por ser interessantes embora a expetativa pudesse ter sido mais elevada.

Um biopic cristão produzido pela Angel nunca seria o pronuncio de um filme de primeira linha, e o filme acaba por ser precisamente o que esperamos que fosse. Uma serie de cliches emotivos sobre os pobres e a perda, uma personagem unidimensional caracterizada pelas suas vontades, vilões sem escrupulos e acima de tudo duas horas e meia de ritmo lento, cinema de segunda e um filme que percebemos sempre o que vai correr em seguida.

Nao se espera que a Angel tenha a capacidade de risco, porque os filmes sao feitos de forma modelada para o efeito comercial cristao puro. O filme é isto pese embora tente se dirigir com esforço para um filme de epoca que naturalmente exige mais meios. Fica a ideia que o filme tenta ser maior do que consegue  ser, sendo um claro serie b, que nao fosse o sucesso de Sound of Freedom nunca teriamos ouvido falar com relevancia.

Numa altura em que a Angel consegue chamar a si projetos maiores e com atores mais visiveis, ainda que com objetivos muito proprios, e sempre com o mesmo tom, temos um modesto e na maior parte do tempo aborrecido biopic recheado de cliches. Fica o registo da historia, eventualmente veridica da personagem e pouco mais.

A historia fala de Cabrini uma freira italiana que embarca para uma nova iorque marcada pela segregação dos emigrantes italianos para tentar dar resposta a pobreza ali existente, principalmente junto dos mais pequenos e mais desfavorecidos.

O argumento do filme e um conjunto de cliches. Fica a ideia que um filme com mais de duas horas tem de ter mais conteudo em todos os elementos sejam eles nas personagens, nas disputas e nos conflitos, acabando por ter duas ou tres ideias potenciadas ao exagero e pouco mais.

Monteverde seria sempre um realizador quase desconhecido nao fosse a questao politica ter escolhido um dos seus filmes como bandeira de posiçoes extremadas. A produtora recheada pelo sucesso quis outra colaboraçao, diferente mais crista e ideologica, mas nao me parece que o realizador tenha atributos para voos maiores que estes.

No cast a protagonista acaba por ser a italiana Cristiana Dell Anna conhecida por Gomorra que tem uma personagem pouco trabalhada que apenas lhe da minutos, muitos, no ecra num filme mais global. Este projeto conseguiu chamar consagrados como Lithgow ou Morse ainda que em fases pouco interessantes da sua carreira.

O melhor - Menos polemico ideologicamente que os anteriores.


O pior - Demasiado tempo para tao pouco


Avaliação - C-



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