Na ultima cerimonia dos oscares existiu um premio que surpreendeu o mundo do cinema na altura em que foi anunciado que o oscar de melhores efeitos especiais era entregue a um filme japones, o qual tentou revitalizar o lado original do monstro japones numa adaptaçao local. Este filme que foi impulsionado por avaliações criticas muito interessantes conseguiu tambem comercialmente ser um fenomeno nos EUA com resultados consistentes principalmente se tivermos em conta que se trata de um filme totalmente falado em japones.
Sobre o filme podemos dizer que temos o tipico filme de Godzilla em plena guerra com um estilo muito original e próximo da base com limitações orçamentais e com um estilo tradicional o filme e esteticamente imponente, muito naquilo que os japoneses fazem bem no que diz respeito as dinamicas de honra que normalmente os filmes asiaticos dao primazia. Contudo e um filme sem grande trabalho de argumento acabando por ser apenas um contexto para um filme com uma abordagem estetica propria.
O lado mais surpeeendente do filme e a sua origem, provavelmente poucos aceitariam esta adaptaçao de godzilla se fosse americana, mas o lado tradicional de base de um monstro que melhor que ninguem e conhecido dos asiaticos acabou por ser o segredo do filme neste regresso a base, mesmo que em termos de algo de novo o filme nunca se encontre propriamente fora do que ja vimos.
Ou seja mais uma adaptação de Godzilla na base tradicional, com meios curtos mas que sabe encontrar a imponência do monstro na estetica certa com a rigidez de um orçamento limitado. Por tudo isto temos um filme que demonstra a capacidade do japao de fazer filmes de primeira linha e que tire acima de tudo o lado do desenvolvimento tecnico ou desse reconhecimento geral
A historia segue o aparecimento de Godzilla em pleno mar em altura de guerra e a forma como a armada japonesa marcada pela derrota na guerra tenta-se organizar para destruir tal estranho e indstrutivel monstro.
O argumento na genese e basico e vai a genese da criaçao do monstro. Temos poucos elementos novos para alem da contextualizaçao temporal algo diferente do que ja vimos. Nao temos propriamente uma riqueza forte em personagens e dialogos e nao e no argumento que o filme tem os seus melhores atributos.
Na realização do projeto temos Yamazaki um veterano realizador japones com algum conceito no pais que aqui conseguiu o lado internacional na forma como utilizou efeitos especiais com budget limitado sem nunca perder ao mesmo tempo a sua capacidade de ir buscar o que de melhor funciona na tradiçao do monstro.
No cast o monstro e o protagonismo. A forma de intepretar do filme e utilizada no cinema japones e que as vezes e tao situada culturalmente que pode nao encaixar na forma mais global de ver cinema. Nao e um filme de grandes personagens e logo de grandes interpretaçoes
O melhor - A originalidade de efeitos especiais tradicionais e funcionais
O pior - A historia e mais do mesmo
Avaliação - C+
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