Saturday, May 04, 2024

Arcadian

 Ncolas Cage tornou-se nos ultimos anos, fruto da sua precaria condição economica, um dos atores mais hiperativos de hollywood, nem sempre nos melhores projetos, mas no grupo exagerado de fimes foi criando colaborações com realizadores de baixo estatuto que funcionaram, dai que os seus filmes sejam autenticas supresas para perceber o que na realidade vao ser. Pois bem este ano surge neste filme de ação/terror apocalitico, ao lado de dois atores muito jovens a tentar ganhar espaço, mas o resultado critico foi mediano, o que neste caso pouco potencia aquilo que o filme poderia ser. Comercialmente o filme conseguiu uma distribuição wide que demonstra que Cage esta a regressar a uma forma mais satisfatória, mas o resultado foi desolador, demonstrando que continua sem conseguir, por si só segurar o filme.

Sobre a historia podemos dizer que é o comum nos filmes pos apocaliticos de terror, temos algo que nunca e totalmente explicado como nasceu que cria o panico nas noites, e temos os protagonistas a tentar sobreviver as investidas cada vez maiores do monstro. Temos dois irmãos diferentes, na adolescencia e com os interesses possiveis da idade naquele contexto, tema que me parece ser onde o filme melhor funciona nas diferentas dos irmãos.

Isto dá-nos um filme de serie b com pouca palavra, previsivel nos desenvolvimentos narrativos, e que depende de um monstro que funciona melhor sonoramente do que em termos visuais, onde me parece quase sempre um alien deformado. O desenvolvimento do filme e o standartizado, nao conseguindo nunca entrar em força no espetador.

Por tudo isto temos um normalissimo filme de desgaste rapido, que parece utilizar Cage como chamariz mas que rapidamente o dispensa para os jovens serem os protagonistas, que acaba por mitigar alguns danos ja que rapidamente se percebe que Cage não estava propriamente no filme com muita vontade, fruto de uma personagem basicamente inexistente.

A historia segue um pai que ficou com dois filhos pequenos nas maos e tenta manter a segurança destes contra as investidas de uma forma desconhecida que ataca de noite. Mas os irmaos tem formas diferentes de lidar com este perigo o que podera colocar em risco a coesão necessária.

O argumento tem uma base igual a tantas outras que ja vimos em filmes do genero de segunda linha. Os atores acabam por ser potenciados ao minimo e acima de tudo fica a ideia que os dialogos sao encurtados para das o previlegio ao terror que tambem ele e apenas standart

Na realizaçao o projeto foi assinado por Benjamin Brewer um conceituado responsavel de efeitos especiais que nos ultimos tempos tem tentado com menos sucesso a escrita e a realizaçao. Aqui denota-se o que quer, mas nao sei se tera talento para ir alem do obvio. A ver o que se desenvolve, ja que se trata de um jovem realizador.~

No cast podemos dizer que Cage em baixo de forma rapidamente desaparece do filme para das voz aos mais novos. Fica a ideia principalmente que Martell vai ter dificuldade na passagem da criança prodigio para ator, pelo menos nesta fase. Jenkins com menos bagagem funciona melhor.


O melhor - O registo sonoro de terror

O pior - A previsibilidade com que o filme segue


Avaliação - C



No comments: