Monday, July 24, 2023

Rye Lane

 Uma das apostas indie mais valorizadas pela critica neste inicio de ano foi esta pequena comedia romantica produzida pela Searchlight, sobre dois jovens que se juntam num dia depois das respetivas desilusões amorosas. Este filme o qual esta disponivel na Disney +, pela aplicação Star, foi bem recebido pela critica o que lhe valeu a nomeaçao para melhor filme indie nos premios intermedios do ano. Comercialmente a falta de figuras conhecidas acabou por levar o filme a resultados medianos, mesmo assim ultrapassando a mitica fasquia do milhao.

Sobre o filme pode ser que a primeira vista este filme tenha a historia mais semelhante as outras no que a comedias romanticas diz respeito, o velho cliche de dois desiludidos que se juntam para se vingarem dos seus ex e acabam por ser apaixonar. Basicamente e em sintese esta é a historia deste filme, contudo o processo ate chegar ate la é produtivo.

E tudo começa na forma de filmar, o filme é arrojado entrando em algumas cenas na propria mente e imaginação dos espetadores que dá sequencias bem filmadas como a da peça de trabalho a exibir a relação antiga da protagonista feminina. Isso da ao filme um lado independente que o separa e diferencia da historia muito basica que o filme nos seus elementos mais brutos acaba por ter.

Mas por outro lado o filme também funciona como comedia, com alguns elementos muito trabalhados para isso como a personagem do novo namorado da ex dele, ou mesmo a familia do ex dela, são elementos que premitem o filme ir para um terreno comico declarado sem nunca deixar de ser um filme romantico. Podemos dizer que é um primo afastado de Before Sunrise sem a clara riqueza de dialogos, mas a base e bem aproximada.

A historia segue dois jovens que se conhecem numa estranha exposição de fotografia que acabam por embarcar num dia em conjunto onde acabaram por interagir com os respetivos ex, os quais encontram-se ainda bem presentes em ambos, e torna-se num dia para não esquecer.

A base do filme é obviamente repetitiva e o filme sabe perfeitamente disso, dai que tente apetrechar o filme de outros elementos, como uma realização singular e termos de camara, com clara influencia indie, com o risco em algumas sequencias, o que em termos de argumento não se denota muito, mas acaba por ser presentre nos outros elementos.

Este e o filme que marca a estreia de Reine Allan Miller uma desconhecida realizadora, que tem aqui um otimo cartão de visita, acima de tudo por ter feito um filme bem acima da media de uma historia normal e muito usada e acima de tudo pela forma de ter assinado o filme com detalhes de realizaçao que muitas vezes custam a aparecer em estreias. Uma realizadora a seguir.

No cast temos pouco de conhecido, uma dupla de quase desconhecidos que tem papeis normais, fica a ideia que é um dos capitulos onde ambas as personagens, principalmente a dele poderiam ficar a ganhar com escolhas mais carismaticas, isso deixa o filme brilhar ou atuar noutros elementos, mas a quimica de um casal e sempre otimo numa comedia romantica, e principalmente David Jonsson sente-se algo perdido no espaço.


O melhor - Alguns detalhes de realização arriscados.

O pior - Um filme curto com a base a ser igual a diversas comedias romanticas de diversos niveis de qualidade


Avaliação - B-



No comments: