Depois de quase ter sido cancelado com o encerramento da produtora Blue Light eis que com a chancela da Netflix este filme viu a luz do dia, numa altura em que o serviço tenta encontrar os seus sucessos de verão também na animaçao. E este tem sido o terreno onde a netflix tem mais convencido do ponto de vista critico e Nimona voltou a convencer com avaliaçoes muito positivas.Parece no entanto que comercialmente não é propriamente as longas metragens de animaçao a praia maior do serviço.
Nimona é um filme particular ja que consegue juntar elementos do passado como cavaleiros, reis e rainhas com muitos elementos atuais como telemoveis e toda uma panoplia de invenções atuais em mundos que parecem não encaixar muito um no outro, o que é certo é que o filme consegue encontrar o seu estilo disruptivo, com um lado de integração mais assumido do que propriamente a Dinsey alguma vez teve coragem para o fazer e o filme resulta principalmente como entertenimento.
O que faz o filme funcionar e sem sombra de duvida a personagem que da nome ao filme, o seu estilo rebelde, disruptivo, funciona em termos humoristicos sem nunca ser exagerado, e também na mensagem final onde me parece claramente que o filme tem um sublinhado bem maior do que parece querer passar ao longo da sua duração.
Numa altura em que a animação sofre de muita ausencia de ideias, este filme não sendo propriamente muito original ou diferenciado, funciona na forma como comunica, como embaralha elementos e consegue enterter no fim, algo que seria um percurso aparentemente dificil.
A historia fala de um aspirante a cavaleiro vindo do povo, que no momento da sua sua nomeaçao acaba por a sua espada matar a rainha, levando a que tenha de fugir e encontrar apoio numa rebelde rapariga que tem o poder de se transformar no que quer.
O argumento não é o mais obvio, fica a ideia que o filme mistura demasiados generos para o resultado final, mas o que é certo e que o produto final e competente sem ser brilhante, e isso não me parece sempre facil. Não e muito original mas sabe ligar peças.
Na realizaçao deste projeto temos uma dupla que ja se associou a alguns projetos mediaticos, que nos dao um filme competente sem os meios das maiores, mas que nunca tenta ser evolutivo na questão tecnica mas sim funcional e isso acaba por ser.
No cast de vozes portuguesas as coisas funcionam, principalmente na construção e interpretaçao vocal, da personagem central do filme.
O melhor - O filme misturar coisas que parecem não conjugar e funcionar.
O pior - A forma como o filme não é propriamente original na base moral.
Avaliuação - B-
No comments:
Post a Comment