Desde o momento em que foi lançado se percebeu que Barbie seria do filme mais iconico do ano, quer porque se trata do primeiro live action da boneca mais conhecida do mundo, mas por outro lado também o facto de ser uma mega produçao com mega estrelas e que acima de tudo conseguiu chamar para o leme uma realizadora da primeira linha da critica norte americana. O filme resultou em toda a linha, desde logo comercialmente onde parece estar a caminho de todos os records, mas tambem criticamente onde Gerwing conseguiu cativar os mais ceticos com a sua narrativa.
Sobre o filme podemos dizer que Barbie é muito mais um filme de autor sobre a boneca, do que um filme da boneca com autora, e isso faz com que o filme tenha elementos variados que independentemente da fama do brinquedo faz com que o filme seja competente a todos os niveis, esteticamente impressionante, narrativamente rico e com uma mensagem muito claro, e do ponto de vista concetual a forma facil com que conseguiu ser uma otima abordagem de um filme que se queria comercia.
o Filme assume o papel de comedia na maior parte do tempo recorrendo ao absurdo para fazer funcionar e isso aconteceu principalmente na forma como faz o projeto se aproximar do espetador. Mas o filme não fica por ai e tenta ser um filme sobre os papeis de genero, sobre a mensagem da barbie no mundo das mulheres num projeto artistico, concetual que tem a sorte de ter um tema que torna tudo mediatico.
Podemos dizer que é um filme completo que serve todos os propositos, com o lado sedutor estetico até ao lado mais intenso de uma narrativa que não fica apenas pela historia que conta mas pela mensagem que quer contar, e isso torna o filme num dos melhores produtos ate ao momento. Não é um filme para os mais pequenos, mas sim um filme para adultos que querem crescer.
A historia segue a boneca esteriotipada da Barbie, que começa a ter pensamentos nada condizente com a terra da barbie e tem de ir procurar respostas no mundo real, embarcando nessa aventura com o seu paixonado o de sempre boneco Ken.
O argumento do filme começa a conduzir o filme para outros lados para alem do simples filmes sobre a boneca. È original na abordagem, engraçado no geral e curioso nos promenores e tem uma mensagem bem assumida como a maior parte dos filmes de primeira linha deve ter, ainda para mais tem o argumento comercial chamado Barbie.
No que diz respeito a realização Gerwing depois de alguns sucessos mais criticos tinha aqui o olho de falcão sobre ela, e concretiza em toda a linha. O filme é bonito, esta muito do espirito barbie bem presente e acima de tudo consegue ter o impacto de um filme adulto com contexo de criança, muito proximo do que o seu companheiro faz na maior parte dos seus filmes. Para mim o melhor trabalho da realizadora.
No cast o filme trás duas figuras de primeira linha para encabeçar o filme. Robbie funciona esteticamente, embora o filme até coloque a sua personagem como uma presença não vincada, deixando que seja o Ken de Gosling a ter mais protagonismo principalmente humoristicamente onde o ator demonstra ter uma capacidade quase unica,
O melhor - A capacidade de fazer um filme competente e adulto no tema mais infantil que se pode recordar.
O pior - Nao e um filme de crianças e isso podera defraudar a expetativa dos mais pequenos.
Avaliação - B+
No comments:
Post a Comment