Monday, June 27, 2022

Watcher

 E comum ao longo dos anos, depois de estrearem em Sundance os filmes mais conhecidos e que saem com algum sublinhado do festival serem lançados ao longo do ano pelas diferentes produtoras. Este filme de terror, acabou por ser um dos filmes exibidos, com claras referencias ao cinema de Hitchcock, passado nas ruas de Bucareste e que acabou por conseguir uma curta distribuição wide. Criticamente o filme convenceu em Sundance com avaliaçoes positivas, comercialmente a falta de grandes estrelas e uma base muito semelhante a outros filmes do passado acabou por nao permitir grandes explosao comercial.

No que diz respeito ao filme, o primeiro ponto que nos parece bem escolhido, e o desconhecido, ao transferir a personagem principal para o lado mais feio e misterioso de Bucareste, sem conhecer a lingua, sem ocupaçao acaba por dar a dimensao psicologica ideal para o que filme quer trazer. E aqui o facto de muitas vezes os espetadores ficarem isolados junto da personagem acaba por criar a dinamica perfeita na empatia entre a personagem e o suspeito.

Depois o filme acaba por ter algumas decisões sem grande logica no prisma da personagem como fugas de centros com grandes pessoas para espaços isolados, seguimentos para os sitios mais obscuros. Se isso acaba por permitir os momentos de maior densidade de terror e suspense, a logica dos mesmos contraria o lado mais realista que o filme cria ate então.

O final rapido, acaba por ser mais proximo dos filmes de Hitchcock, clara inspiraçao do realizador, e dá-nos um competente filme de terror, que embora não seja particularmente diferenciado, acaba por em momentos funcionar na vertenta mais psicologica, onde a escolha da cidade lingua, e do alegado vilão ajudam o lado mais estetico do filme.

A historia fala de um jovem casal que se move para Bucareste para uma zona residêncial em que a mulher rapidamente percebe que existe um vizinho que se encontra permanentemente a olhar para ela, e começa a pensar que o mesmo sera o Aranha um terrivel serial killer que anda a solta na cidade.

No argumento a historia de base e mesmo o desenvolvimento da historia e parecido com outros filmes com a mesma base da historia. Nao e propriamente prodigo em grandes twists, ou numa congruência total, funcionando melhor no caracter estetico e nos promenores de produçao do que na historia em si.

Na realizaçao Chloe Okuno ja tinha conseguido algum reconhecimento na sua curta SLut, e agora aventurou-se na primeira longa metragem onde a forma como capta as imagens acaba por ser o seu maior auxiliar na forma como consegue criar impacto no terror emocional. Nao sendo um primeira linha do terror e uma amostra competente com as suas inspirações historicas bem presentes.

No cast Monroe e uma jovem atriz mais associada ao cinema independente que acaba por encaixar bem no perfil desesperado embora repetindo muitos recursos ao longo do filme. Nao e uma atriz de primeira linha mas acaba por se encaixar sem deslumbrar nas exigencias que o filme tem. Bem melhor o sempre intrigante Burn Gorman que e um dos esteticamentes melhores viloes que Hollywood tem, o qual nao necessita de grandes dialogos para criar o panico.


O melhor - O lado obscuro de Bucareste

O pior - Algumas decisoes da personagem central quer carecem de qualquer lógica


Avaliação - B-



No comments: