Friday, June 10, 2022

The Unbearable Weight of Massive Talent

 Nos ultimos anos Nicolas Cage tem colecionado um punhado de filmes de serie B sem grandes conteudos e que se limita a potenciar o conceito do ator como estrela de ação, em produçoes mais que duvidosas. No entanto em espaços alguns desses filmes acabam por ser reconhecidos quase como reanimando a carreira, mas acabou por ser nesta satira da sua propria carreira que surgiu a vitoria critica mais recente do ator com este peculiar filme. Comercialmente o filme voltou a permitir que um filme encabeçado pelo ator tivesse significativos resultados de bilheteira.

Sobre o filme a primeira coisa que nos salta à vista é a originalidade da história e mais que isso a forma com que ao mesmo tempo temos uma satira em auto critica dos ultimos anos do ator, mas acima de tudo na forma como o filme consegue ao mesmo tempo ser um divertido filme de ação comico, potenciando os elementos da carreira e da singularidade de Nicolas Cage.

Embora o filme tenha uma vertente ficcional muito dos erros e escolhas de Cage ou mesmo o seu auto conceito esta la e isso torna o filme muito particular. E um filme que com o seu registo leve quase a tocar no absurdo consegue ser engraçado e mais que isso consegue ser curioso pela forma como Cage de interpreta e se auto satiriza, num projeto original, ambicioso e que caiu bem junto dos criticos.

Claro que e um filme de procedimentos simples, onde as sequencias de açao são sempre mais pensadas do ponto de vista cómico e do seu lado insólito do que pensadas para entusiasmar com efeitos de ponta. O filme tem a vantagem de se assumir desde logo como uma comedia, e isso acaba por funcionar junto do espetador que acaba por ter uma analise a conturbada carreira de Cage pelas mãos do proprio

O filme segue Cage na sua odisseia por filmes de qualidade duvidosa e na ansia de encontrar um novo projeto de fundo, mas o qual acaba por ser contratado por um aniversariante rico, que o leva a uma missão em colaboraçao com o CIA:

Em termos de argumento a ideia e original, e no ecra consegue ser engraçada com muitos momentos insolitos. Nao e daqueles filmes que procura grande coesão ou grande originalidade na intriga, mas sim na base da sua historia alias e ela que chama toda a gente pela sua originalidade.

Na realizaçao Tom Gormican regressou atras das camaras depois de uma primeira comedia que não resultou junto do grande publico, mas que neste caso funcionou. Mais do que propriamente potenciado por uma realizaçao brilhante o argumento e a ideia resultaram em pleno e poderão dar um outro folego a uma carreira que nao começou bem.

Claro que Cage tem o seu filme e os seus momentos, quer nos momentos comicos, quer nas discussões com o seu alter ego, Cage demonstra a capacidade que fez dele um astro do cinema. A coragem de um projeto como este deve ser sublinhada ajudada em momentos pelo lado mais descontraido e comico de Pedro Pascal.


O melhor - A originalidade da abordagem.

O pior - A intriga e bastante simplista




Avaliação - B

No comments: