Thursday, June 23, 2022

Father of the Bride

 Este e um titulo que ja deu origem a algumas comedias de algum sucesso mas que este ano pela mão da HBO MAX da origem a mais uma comedia familiar com a mesma base das outras passado apenas num contexto de emigraçao nos EUA por elementos da america do sul. Esta comedia com um elenco recheado de hispanico americanos ate conseguiu recolher boas avaliações algo que nem sempr e comum neste tipo de comedia, e podera preencher algumas tardes de verão a nivel comercial.

Sobre o filme temos um filme obvio, algo longo que perde algum tempo a detalhar algumas tradições deste tipo de origens, e isso torna o filme detalhado, mas nao altera em nada substantivo aquilo que é a historia e a base narrativa simplista que o filme acaba por ter. Nesse particular o filme e previsivel, nem sempre engraçado, por vezes mesmo algo monotono.

Outro dos pontos que penso que o filme nao e totalmente feliz e nos papeis que cada personagem ocupa na forma como o mesmo tem a seu cargo o humor. Num filme nos dias de hoje com este tipo de leveza torna-se necessario que o mesmo tenha mais trabalho do ponto de vista comico, o que parece pouco ou nada potenciado neste filme, sempre em ritmo de cruzeiro e que aposta apenas da dictomia do lado durão da personagem central com a envolvencia que o segue.

Ou seja um tipico filme comedia de domingo a tarde, de desgaste rapido, que pode ate chamar a si alguma atençao pelas particularidades e tradiçoes que representam cada vez mais americanos nas suas origens, mas pouco mais. O argumento de base ja foi visto por diversas vezes e os outros elementos que compoem o filme nao tem força para o conduzir para patamares mais elevados.

A historia fala de um casal com os filhos criados que entra em rotura, mas quando pensam em anunciar o divorcio, acaba por surgir o noivado da filha mais velha que conduz a que durante tal periodo a familia tente parecer feliz, apesar da familia do noivo nada ter a ver com o planeado pelo pai da noiva

Em termos de argumento de base e desenvolvimento narrativo o filme e demasiado obvio do primeiro ao ultimo minuto. Nao e propriamente rico em humor, ou no trabalho de personagens soando algo cliche com a roupagem do contexto cultural onde ocorre.

Na realizaçao GaryAlazarki e um realizador muito proximo da comunidade hispano americana que da a esta cultura um papel proponderante na comunicação do filme, apesar de um ritmo baixo e procedimentos pouco trabalhados.

No cast temos o lado mais duro de Garcia a tentar ser comico, o que nem sempre consegue, o filme e esforçado neste particular, mas o ator nao esta em grande forma. Melhor as jovens atrizes Arjona e Merced, calaramente em boa forma, e a assumir o papel de atrizes a seguir na comunidade.


O melhor - As tradiçoes de um cultura propria

O pior - Quase nunca o filme consegue ser engraçado


Avaliação - C



No comments: