Wednesday, June 08, 2022

Operation Mincemeat

 John Madden e um veterano realizador que ficou associado à conquista do oscar com Paixão de Shakespeare, que o levou a que a comunidade o achasse sobrevalorizado, mas foi construindo uma carreira competente. Este ano surgiu a sua adaptação de uma das mais esquematicas operações da segunda guerra mundial. O filme embora não tenha tido uma estreia para grandes premios os festivais obteve criticas positivas. Comercialmente principalmente fora dos EUA o filme teve algum mediatismo com resultados consistentes sem ser brilhantes.

O filme tem nas mãos a sempre dificil missão de trazer para a tela uma operação de guerra burocrática, e de dificil explicação em todos os seus pontos. Talvez por isso a dificuldade de fazer um filme competente e proximo do publico seria dificil e o certo é que o filme em si não consegue contornar a maior parte destas adversidades. E não consegue porque as personagens ou a pessoalidade que o filme tem nos seus personagens não se sobrepoem ao dificil que era colocar a estrategia totalmente percetivel no filme, e ai tudo se torna demasiado pesado e lento.

O filme tenta nos triangulos amorosos, na espionagem e contra espionagem fazer com o que o filme adquira outra dimensão em termos de proximidade com o espetador, bem como as sequencias de luta na parte final, mas fica sempre a ideia que o filme regressa sempre a casa de partida de tentar explicar em detalhe aquilo que realmente e o epicentro do filme e ai não tem como o filme obter ritmo para prender o espetador.

Por tudo isto fica o relato de uma missão de guerra unica que o filme consegue detalhar, sem que isso forneça por si so um filme interessante, ou de qualidade elevada. Fica o filme possivel, mediano, que mesmo que recorra a bons atores nunca consegue que a historia ou a forma como o filme foi feito tenha um aproveitamente desta presença.

A historia segue a operação inglesa e dos aliados tendo em vista a invasão da Sicilia e a forma como a mesma foi preparada com uma operação de engano que consistiu em transmitir informação falsa ao adversário.

Em termos de argumento a historia e o insolito da mesma, e daqueles pontos que é de qualidade indiscutivel. O filme aproveita esse ponto, mas não o potencia com os outros apontamentos como os interpretes da missão. Fica sempre um filme demasiado tradicional e lento.

Madden tem uma boa carreira, e nos últimos anos mais que ter grandes expetativas ele trabalha em consistência. Aqui não tem os seus trabalhos mais vistosos, ficando a ideia que o filme teria de encontrar um claro ritmo maior. A nivel artistico pouca ambiçao.

No cast fica a ideia que escolhas como Firth e MacFayden mereciam persoagens mais trabalhadas. O segundo ainda tem alguns momentos de maior destaque mas que acaba por ser pouco relevante num filme que segue em velocidade de cruzeiro e onde o feito militar e o protagonista maior.

O melhor - O feito militar

O pior - A falta de ritmo


Avaliação - C



No comments: