Tuesday, May 03, 2022

The Adam Project

 Numa altura em que a Netflix ainda vai tendo dificuldade de entrar na dinamica principalmente dos Blockbusters, tem sido muitas as tentativas explorando o valor das estrelas como Ryan Reynolds, num filme de ação comedia de um realizador habituado ao sucesso e com um cast de primeira linha. Pese embora todos estes recursos que antecipava o sucesso claro do projeto criticamente a mediania ficou longe do que ja vimos Levy fazer noutro tipo de produçoes. Comercialmente sera sempre um sucesso tendo em conta o numero de sobrescitores da Netflix mas nao parece ter sido um filme para ficar na memoria.

A historia como todas as outras de regresso ao passado e futuro com as mesmas personagens exige sempre uma coerencia interna que nem sempre e facil que conseguir e o filme para potenciar algum humor perde essa competencia, o que acaba por surpreender pela negativa, pelos recursos empregues, mas acima de tudo porque o filme tem uma clara dificuldade em sublinhar outro tipo de valencias como o humor.

Fica a ideia que o filme tenta potenciar demasiado um estilo de humor que Reynolds esta preso e que na maior parte do tempo ate funciona mas que o filme pela sua tematica exigia normalmente muito mais força nos detalhes, na historia de base e acima de tudo na coerencia de cada um dos pontos, o que o filme acaba por ser deficitario muitas dessas vezes tornando-se num claro parente pobre nas carreiras dos atores e dos realizadores.

Percebe-se a aposta em busca de um sucesso imediato, mas principalmente depois do sucesso da ideia e do filme que a dupla conseguiu em Free Guy as expetativas estavam demasiado elevadas e resultam num filme com muitos recursos principalmente no cast mas com a clara ideia que e um filme pouco trabalhado pelos envolvidos, como que para cumprir calendario principalmente o da Netflix. Não e um filme que se faça notar embora nos possa deixar bem dispostos em alguns periodos.

A historia fala de um individuo que volta ao passado de forma a ir em busca da sua vertente mais nova para juntos poderem recuar ainda mais no tempo e colocar em causa os planos de um ser do futuro com um projeto que pode colocar em causa o futuro da humanidade.

Assim como a maior parte dos filmes sobre o futuro temos os mesmos pontos de trabalho. A necessidade de união, o insolito de algumas situações as quais acabam por se tornar veiculo do humor, uma humanidade a necessitar de ser salva. Pelos envolvidos e o seu valor o filme necessitava de alguma frescura pelo menos em alguns pontos.

Na realizaçao Levy tem-se tornado num competente realizador de comedia, que nos ultimos tempos tem adotado alguns projetos com mais meios e mais açao. Acabou por ter o seu maior sucesso no originalissimo Free Guy mas aqui volta um pouco ao marasmo de uma comedia algo sem sabor dos seus filmes anteriores.

No cast Reynolds e competente no estilo de ator que o filme pede, sendo claro que o filme procura encaixar naquilo que estamos habituados nele. O filme acaba por nao usufruir particularmente das restantes figuras que apenas dao nome ao filme.


O melhor - Algumas sequencias de humor funcionam no estilo Reynolds.

O pior - A historia ja foi vista vezes interminaveis


Avaliação - C



No comments: