Friday, May 13, 2022

The Outfit

 Peaky Blinders lançou novamente a ficção para o mundo do crime organizado e familiar, dai que seria obvio que alguns filmes tentassem aproveitar a onde desde sucesso para trazer projetos proximos ou com o mesmo tipo de abordagem. Este Outfit e uma intriga de personagens no jogo do gato e do rato entre dois grupos criminosos, todo ele passado dentro de uma loja de um alfaiate, com muitas jogadas e traiçoes. Este thriller acabou por ser bem recebido pela critica pelo seu estilo particular sendo que comercialmente não sendo declaradamente um filme de grande publico o resultado comercial até acabou por ser consistente.

Sobre o filme, temos um filme sobre familias do crime, uma contra a outra a jogarem os seus dados na loja de um particular alfaiate e a sua assistente, que acabam por se ver rodeados num jogo de intrigas entre as diferentes personagens e na luta pela propria sobrevivencia. O filme tem o lado iconico de ser todo ele passado em tempo real e no mesmo local, e acima de tudo na capacidade como o argumento e as personagens vao dançando uns com os outros para a propria sobrevivencia.

O filme acaba por ter nesses pontos as suas maiores virtudes e resultar num filme consistente, interessante, com um estilo proprio que merece a nossa atençao. Claro que nem sempre para um filme de gangsters e um filme de ritmo elevado, fruto de uma inspiração mais britanica, mas fica no final o resultado de um filme competente, bem interpretado e com o seu proprio estilo.

Assim, numa altura em que o cinema tem tido algumas dificuldades em encontrar registos e historias proprias, fica sublinhado a capacidade deste filme com as limitaçoes que se impões de espaço e tempo conseguir ser diferenciado e consistente em dialogos e acima de tudo em personagens que estão na mais de uma hora e meia de filme a jogar com a expetativa dos outros.

A historia fala de um alfaiate cuja loja acaba por ser o ponto de chegada de dois grupos criminosos rivais que acabam por tentar perceber quem se encontra a passar informações à policia, o que conduz a uma serie de acontecimentos que leva a um jogo do diz que disse entre cada um dos intervenientes em luta pela propria sobrevivencia.

E no argumento que reside a mais valia do filme e na forma como cada dialogo acaba por ser a munição da personagem dirigida ao outro. o filme tem essa capacidade e essa força de segurar os seus pontos nessa premissa, e isso e uma virtude do proprio argumento.

Na realizaçao Grahaam Moore argumentista de algum sucesso tem aqui a sua estreia na realizaçao num filme concetual, que nao sendo espetacular ou esteticamente muito trabalhado e um filme que sabe ir buscar as suas proprias influencias e aproveitar na forma como comunica com o espetador. Podera ser um bom inicio na carreira do realizador.

No que diz respeito ao cast, a aposta em Rylance como protagonista e excelente pela dualidade que o actor consegue dar as suas personagens e que o filme aqui exige. O misto de serenidade e misterio e aplicado na dose certa na personagem que conduz o filme, perdendo apenas em algum momento para um Flynn em boa forma.


O melhor - Rylance e a forma como o seu personagem conduz o filme.

O pior -Num filme de açao os ritmos nem sempre são intensos


Avaliação - B-



No comments: