Tuesday, May 31, 2022

Chip'n Dale Rescue Rangers

 Com o nascimento da Disney + e uma questão de tempo ate diversas figuras esquecidas da produtora acabarem por ter maior destaque em produçoes como series e filmes proprios. Este ano surgiu o novo filme dos conhecidos em Portugal como Tico e Teco e o seu grupo de resgate que fez as maravilhas dos mais pequenos no inicio dos anos. Este filme acabou por obter criticas muito interessantes demonstrando a capacidade da disney investir mesmo nos seus produtos menos comerciais. Deste ponto de vista o lançamento direto para a aplicação tirou a capacidade de conseguirmos perceber inequivocamente qual o impacto comercial do filme.

Quando a disney apostou em trazer de volta um filme sobre figuras menores e quase desaparecidas como Tico e Teco tinha de explorar alguma originalidade do guião de forma a não cair na simplicidade mais comum noutras produtoras. O que é certo e que eles fizeram isso tudo, primeiro tecnologicamente num filme que trás todo o tipo de animaçao e personagem na cultura atual sem esquecer a componente historica e isso acaba por preencher o filme com uma nostalgia que o torna claramente impactante.

Mas nao fica por aqui o merito do filme, a forma como o filme acaba por ir buscar diversos recursos no argumento com a originalidade da forma com que atualizou as personagens a forma como não tem medo de colocar outras personagens conhecidas da disney em papeis menos comuns, mas acima de tudo na forma como mistura isso tudo para fazer um filme divertido e nostalgico.

Assim a disney pese embora nao tenha apostado num teor comercial elevado neste filme, acaba por ser um grandioso easter egg curioso do primeiro ao ultimo minuto. O filme preenche em total a nostalgia na forma como vai buscar personagens que já não conseguiamos recordar, juntando tudo num policial infantil e divertido que merece o seu destaquer.

A historia segue a dupla tico e teco depois da separação e de trajetos de vida diferentes, até que acabam por ter de juntar esforços de forma a tentar resgatar um dos seus antigos companheiros de filme que acabam por ter a vida colocada em causa com o ataque de um grupo organizado.

Em termos de argumento a abordagem e totalmente original, e o filme sabe conjugar isso com as personagens e a forma como as coloca no filme. Em termos da intriga em si, poderia ser mais desenvolvida mas isso se calhar tiraria o destaque ao curioso que o filme se torna.

Na realizaçao deste projeto Schaffer alguem sempre associado a comedia e principalmente ao Saturday Night Live que tem aqui um excelente projeto, de dificil execução pelos tipos de animaçao que junta e principalmente por dar sentido a tudo isso. Fica a ideia que se dedicasse mais ao genero do cinema poderia ter uma carreira de maior impacto.

No que diz respeito ao cast, principalmente em termos de vozes todos encaixam no estilo que o filme quer dar a cada uma das personagens, acabando por Kiki Layne ficar sozinha com os bonecos mas o que nunca a deixa desconfortavel ja que a tarefa não era dificil


O melhor - A originalidade da abordagem

O pior - A intriga central e algo básica


Avaliação - B



No comments: