Tuesday, January 18, 2022

Wolf

 Existem experiencias cinematograficas que se tornam dificeis de percecionar quando chamam a si alguns dos atores com maior expetativa do panorama atual, mas encontramos ao mesmo tempo ideias extranhas de um cinema cada vez mais concetual. Em termos criticos este particular Wolf nao passou da mediania o que sabe a pouco tendo em conta a diferença da sua historia e da sua abordagem. Por sua vez do ponto de vista comercial o filme tinha poucos ingredientes que o tornassem apelativos dai os curtos resultados acabam por ser naturais.

Sobre o filme podemos dizer que a ideia e diferente, original e que poderia dar um conceito de filme interessante caso soubesse conjugar a metafora que quer dar as suas bases. O problema e que o filme quase nunca encontra os atributos certos para fazer vincar a sua propria ideia e o resultado e quase sempre mais estranho do que diferente e por isso o filme apesar de uma ideia claramente diferente tem algumas dificuldades em fazer a sua mensagem atingir o espetador.

Por tudo isto podemos dizer que temos um objeto proximo de um cinema independente de autor que tem cenas fortes e duras, e que e um filme que vai crescendo na sua irracionalidade se calhar de forma a nos dar o lado mais animalesco de cada personagem que acaba por ser o necessário para o filme se fazer vincar, mas isso torna a comunicação com o espetado sempre mais dificil.

Por tudo isto podemos dizer que acima de tudo Wolf e um filme concetual, que vale pelo seu conceito, pela sua historia de base mais do que qualquer outra virtude ou defeito que possa ter. Na capacidade de explorar a mensagem ou mesmo na sua ineficácia de por vezes comunicar bem como o espetador, leva-o para o terreno mais independente e isso acaba por tornar quase sempre o filme mais estranho.

A historia fala de uma conjunto de jovens que acabam por se agrupar numa especie de clinica onde cada um assume a sua existência de um ponto de vista de um animal, de forma a tentar combater essa experiencia dissociativa, contudo os metodos aplicados nem sempre são os mais convencionais.

Do ponto de vista do argumento a historia de base e interessante, impactante, original, fazendo sempre dar a ideia que a forma como o filme poderia metaforicamente ser relevante era uma forte possibilidade. Penso e que o filme nunca consegue encontrar o fio condutor na sua historia, necessaria a comunicação clara com o espetador.

Na realizaçao do projeto Biancheri e uma jovem realizadora quase desconhecida que tem aqui um projeto intimo e pessoal, Em termos de imagem denota-se a proximidade clara com um cinema de autor independente que começa a ser muito comum nesta vaga de novos realizadores, que nos faz esperar por mais filmes para avaliarmos com eficacia o que vai estar perante nos.

No cast uma dupla de jovens atores muito assiduos nos ultimos tempos como Mccay e Depp. O filme exige alguns recursos a ambos que acabam por ser dos elementos mais produtivos do filme. Ambos demonstram intensidade e capacidade fisica para os seus papeis, ficando apenas a ideia que as personagens se limitam demasiado ao seu lado animal


O melhor - O conceito


O pior - A intepretação


Avaliação - C

No comments: