Wednesday, January 19, 2022

The Power of the Dog

 Depois de diversos anos a tentar conquistar o maior premio do cinema tudo indica que sera em 2022 e com este western com prodecimentos tradicionais que a netflix podera quebrar o enguiço e conquistar o galardao de melhor filme. Depois de um entusiasmo critico contagiante que levou a vencer ja alguns dos premios mais importantes, comercialmente o projeto netflix ainda parece aguardar a confirmaçao dos premios para potenciar ao maximo o valor comercial de um filme que e pensado para os premios.

Sobre o filme começo por dizer que nao sou propriamente um fa de westerns e principalmente dos seus atributos naturais. Pois bem o segredo do filme e que o genero western so esta no contexto espacial e temporal ja que acima de tudo e um filme sobre personagens, personalidades, e a forma como as mesmas reagem nas adversidades e é isso que torna o filme impactante e claramente um dos melhores objetos do ano.

Olhando para o genero, e mesmo para a sinopse o filme tem poucos condimentos daqueles que estamos habituados a ver ganhar os premios, concretamente temas sociais e politicos, ou impacto claro junto do espetador, mas o filme acaba por ter aquilo que o cinema melhor ter de ter personagens, os seus momentos alavancadas acima de tudo por interpretaçoes de excelencia que leva o filme necessáriamente para esse nivel.

Muitos poderão questionar se Power of the Dog não e pequeno demais no alcance para ser o melhor filme do ano, e se calhar quem diz isto até pode ter razão. Certo e que o filme consegue convencer bem quer os adeptos mais tradicionalistas do cinema quer os mais vanguardistas, porque o filme acaba por ser pensado em todos os promenores, sendo em bom em todos eles e que faz um filme otimo.

A historia fala de dois irmãos totalmente distintos donos de um rancho com uma forma completamente diferenciada de cada um deles lidar com a vida e acima de tudo a forma como todos reagem quando a esposa de um deles com o peculiar filme acabam por ir residir para o rancho da familia.

O argumento e uma das maiores virtudes do filme, as personagens, os dialogos e os momentos e mesmo o intenso final fazem do filme uma otima historia que potencia todos os seus ingredientes, Claro que nao tem o alcance de um tema universal ou politico, mas por vezes isso tem de acontecer na devoluçao do cinema a fabrica de historia novas.

Na realização Campion regressa atras das camaras demonstrando um filme pensado para ser bonito e intenso, em que pensa cada apontamento como movimento dos personagens, musica e cenario. Provavelmente isso vai conduzir a veterana realizadora ao oscar naquele que me parece claro ser o seu melhor filme.

E no cast que penso que o filme atinge niveis mais elevados de desempenho. Cumberbacht tem das interpretaçoes mais completas e intensas dos ultimos anos, numa personagem que poderia ser totalmente convencional mas o trabalho estetico e expressivo do ator leva para um nivel que domina o filme do principio ao fim. AO seu lado um jovem Smith-Mchpee que finalmente parece demonstrar a intensidade dramática e interpretativa que exibiu quando era pequeno, no equilibrio perfeito com o protagonista, e que se calhar lhe dara mais chances de sair premiado. POuco espaço existe para os competentes restantes.


O melhor - As personagens e as interpretações


O pior - Não tem o tema de impacto global


Avaliação - A-



No comments: