Saturday, January 29, 2022

A Journal for Jordan

 No final de um ano onde as produtoras voltaram a colocar as peças todas em cima do tabuleiro, o novo filme de Denzel Washington como realizador, numa especie de tributo as baixas de uma guerra interminavel alimentava alguma expetativa na temporada de premios. Logo apos as primeiras exibiçoes e em face de avaliações muito modestas se percebeu que era um carta completamente fora do jogo, sobrando apenas o valor comercial do filme o qual tambem ficou muito longe do esperado.

Sobre o filme podemos dizer que temos uma especie de drama romantico igual a muitos que são lançados ao longo do ano especialmente por altura do dia dos namorados. Journal of Jordan é um filme simplista que deburça mais de metade do tempo na contextualização e descrição do inicio de um relacionamento com o exercito como pano de fundo, mas acaba por ser um filme com metodos demasiado simplistas para altos voos dai que facilmente se perceba que tenha ficado em terra na guerra dos premios.

O filme tem o lado romantico que apesar de simples e se aproximar do nivel de telenovela do primeiro ao ultimo minuto, fazendo-nos questionar diversas vezes se era mesmo Washington que estaria atras das camaras, e depois um nivel mais ideologico e de homenagem em que o filme claramente se perde mais, sendo menos efetivo na comunicação e o resultado torna-se algo superficial.

Por tudo isto este e um filme pequeno de uma historia de vida que poderia configurar numa manite de um canal generalista, sem qualquer atributo que retire o filme de uma mediania do primeiro ao ultimo minuto. Fica a questão do que realmente estaria na ambiçao dos produtores ja que se percebe que o filme nunca teve dimensao para uma estreia e uma passagem silenciosa.

A historia fala de um sargento do exercito que se apaixona por uma jornalista da qual resulta o nascimento de um filme, sendo o filme uma recordação do inicio da relação e acima de tudo um diario escrito pelo entretanto falecido pai para o filho guiar o seu desenvolvimento.

No argumento temos uma historia de emoçoes basicas, num caso de vida com todo o drama que normalmente preenchem os filmes de uma serie b do cinema em hollywood. Se na contextualizaçao do crescimento da relaçao o filme ate acaba por ser detalhado, no lado mais emocional da perda parece que o filme tem mais dificuldade em encontrar o tom certo.

Na realizaçao Washington principalmente depois de Fences ganhou algum estatuto atras das camaras que neste filme parece ter ficado esquecido. O filme e sempre realizado com demasiada simplicidade com um ritmo de telenovela com avançoes e recuos temporais que raramente beneficiam a narrativa do filme, ficando a ideia que provavelmente Washington nunca vai ser uma referencia atras das camaras.

No cast o protagonismo e entregue a dois atores jovens com niveis de mediatismo diferente, enquanto T Jordan tenta-se cada vez mais assumir como uma referência do cinema, embora me pareça que a nivel dramatico ainda tenha muitas limitaçoes, que sao visiveis neste filme, acaba por ser Chanté Adams que sai mais reforçada do filme, embora num papel com grau de dificuldade reduzido.


O melhor - O lado romantico do filme.

O pior - O lado da perda


Avaliação - C



No comments: