Tuesday, January 11, 2022

Sing 2

 Alguns anos depois do mundo dos reality shows de talento ter sido adaptado para um filme de animaçao, eis que surge a sua sequela com novas musicas, atuais, com as mesmas personagens e acima de tudo o condimento que deu ao filme todo o seu mediatismo, concretamente a inclusão de Bono Vox no naipe de vozes, e as musicas dos U2. Assim como o primeiro filme, também este esteve longe de um sucesso critico com avaliações muito medianas, embora seja um filme proximo do grande publico. Do ponto de vista comercial o filme aproveitou bem o sucesso comercial dos antecessores embora ainda num nivel algo distante do pre pandemia.

Sobre o filme, parece claro que os maiores atributos de SIng não são propriamente a riqueza do argumento, ou a abordagem mais diferenciadora. parece-me sempre ser um filme que trabalha mais o nivel comercial, das musicas, das vozes e de algum humor do que propriamente ter os filmes bonitos, ricos em termos morais que principalmente a Disney lança e que pauta o decurso da animaçao ao longo dos anos.

Por tudo isto SIng e um filme capaz de agradar os mais pequenos, no seu formato musical, de luz, de personagens mas esta longe de ser um grande filme. A historia para quase duas horas de filme e limitada, mesmo em termos de humor, o lado fisico mais tipico de filmes menos trabalhados, mas acima de tudo a ideia que o filme nunca encontra atributos para voar mais alto.

Ou seja a tipica sequela para dinheiro facil, que consegue potenciar aquilo que as pessoas mais gostaram do primeiro filme, ou seja as versões cantadas dos atores, com o valor comercial de trazer os U2 para a saga. Mas fica ainda muito longo do que a Disney consegue fazer nos seus projetos, mesmo os mais básicos.

EM termos de historia seguimos as personagens do primeiro filme agora com a ambiçao de levar o seu teatro para uma especie de Las Vegas daquele mundo. Contudo em face da recusa o grupo embarca na aventura de tentar convencer um proprietário do mundo do espetaculo em patrocinar o espetaculo.

Em termos de argumento o filme parece sempre mais preocupado com o seu valor comercial do que propriamente com os seus conteúdos e isso e normalmente limitado para o resultado de um filme de animaçao. As personagens decrescem um pouco quando comparado com o primeiro filme, embora o filme tente intensificar o que de melhor funcionou no primeiro filme.

Na realizaçao Garth Jennings acaba por ter aqui a repetiçao. O realizador consegue perceber o que o publico quer ver e ouvir, mas no final fica tudo algo demasiado artificial e quando isso acontece sabe a pouco o resultado claramente produtivo que o filme acaba por ser.

No cast de vozes, o elenco de primeira linha que já tinha sido o mais apelativo do primeiro filme, repete-se nesta segunda obra, sendo o elemento claramente mais comercial. A aquisição de Bono e uma clara mais valia a todos os niveis principalmente em termos de musica, e o que vale sempre ter uma musica original de tal personalidade a embelezar um filme.


O melhor - O filme sabe que tem valor comercial

O pior - Em termos de conteudo sabe a pouco


Avaliação - C



No comments: