Saturday, May 01, 2021

Mortal Kombat

 Depois de dez anos em avanços e recuos eis que finalmente a nova abordagem de Mortal Kombat o famoso jogo de computador que acabou por ter aqui um reboot, com muitos meios produtivos mais proximo do cinema origental. Criticamente as avaliações foram sofriveis chegando a ser inferiores a primeira tentativa, mas comercialmente os primeiros resultados parecem interessantes e parecem estar a unir novamente alguns espetadores ao cinema.

Sobre o filme podemos dizer que a primeira abordagem do cinema ao videojogo funcionou devido a um amadorismo sempre presente que acabou por ser marcante. Depois de um segundo filme horrivel, eis que surge um estilo diferente, mais cru, com mais violencia mais proximo do cinema oriental e com a tentativa de adensar ainda que de forma pouco consistente alguns pontos da narrativa.

Em termos de elementos de entertenimento o filme entrega a Kano todos os apontamentos comicos e pouco mais. Em termos de intensidade da historia obviamente que estamos perante um filme demasiado basico, que tenta arranjar apenas um cenario para os movimentos e frases miticas de cada uma das personagens.

Por tudo isto Mortal Kombat embora com mais meios produtivos do que o primeiro filme na essencia pode ser um filme maior mas nao e claramente um filme melhor do que a primeira tentativa. Parece querer levar-se mais a serio mas isso acaba por nao ser por si so refletido no resultado final de um filme de desgaste rapido com os defeitos bem presentes e que mesmo sendo fiel a alguns pontos do jogo nao consegue resgatar o filme do falhanço tipico das adaptaçoes de videojogos.

O filme fala novamente do torneio mortal de luta pela sobrevivencia entre mundos, tentando introduzir uma personagem com recurso a historia de outros ja conhecidos, mas todos ja sabemos duas equipas com fundamentos morais bem diferentes na luta pela sobrevivencia da humanidade.

Em termos de argumento o simplismo puro, a escolha tipica de personagens e de repente o contexto para os combates, embora desta vez sem grande torneio, talvez o mesmo fique para um segundo episodio. Fica a ideia que as personagens quase se limitam as caracteristicas fisicas ja conhecidas do jogo sem qualquer outro trabalho.

A realizaçao deste projeto ficou a cargo da Simon McQuoid um autentico desconhecido a quem foi entregue a batuta de um filme de grande orçamento, o que nao deixa de ser surpreendente. O trabalho embora consiga potenciar melhor os efeitos que o primeiro filme, a abordagem e a simplista tipica de filmes sem grandes ambiçoes.

O cast e constituido essencilmente por atores orientais, alguns dos quais já associados a outros filmes de artes marciais com algum carisma. Fica a ideia que a escolha de veteranos atores para papeis secundarios e melhor do que a escolha dos protagonistas, embora seja sempre um filme pouco ou nada exigente a este nivel.


O melhor - O humor de kano

O pior - A forma como o filme nao consegue desenvolver qualquer personagem


Avaliação - C-



No comments: