Sunday, May 16, 2021

Voyagers

 Este ano 2021 talvez impulsionado pelo facto de grande parte das pessoas querer fugir no ultimo ano do nosso planeta tem trazido diferentes projetos sobre seres humanos em espaços e em odisseias pelo universo. Este e mais um desses projetos sobre a essencia do ser humano num ambiente controlado até ao descontrolo. Este filme de Neil Burger com alguns jovens em crescimento nao foi propriamente bem recebido pela critica com avaliaçoes algo negativas. Comercialmente o filme tentou os cinemas com resultados muito curtos demonstrando que nao era a escolha de quem queria regressar as salas.

Sobre o filme podemos dizer que a premissa e interessante, um filme que fala de uma sociedade controlada e planeada ao mais infimo promenor ate ao momento em que tudo se descontrola. O problema e que o proprio filme quando entra nos seus conflitos acaba tambem ele por se descontrolar tornando-se pouco interessante e acima de tudo previsivel ate ao fim.

O pior do filme e que claramente nao deixa as diferentes personagens se diferenciar, temos os dois lados e pouco mais e fica a ideia de que o pressuposto do filme serie esse, e nao apenas nos dar a rebeldia de um deles o que acaba por limitar o filme a um fraquinho filme de ficção cientifica que acima de tudo parte de uma ideia que nao sabe utilizar.

Alias o excesso de projetos deste genero de filmes tem demonstrado que nem sempre e facil eles resultar pelo pouco espaço e acima de tudo por terem todos limites muito definidos. Por isso parece-me que um filme como este deve ser sempre pensado com mais estrutura e mais dimensoes, Caso contrario fica a saber a muito pouco.

O filme fala de um conjunto de jovens que e preparado e embarca no espaço para uma expediçao de 80 anos com o objetivo de clonear um planeta longinquo. Contudo o planeamento de todas as reações deixa de existir quando alguns elementos deixam de tomar um medicamente que controla os seus impulsos.

NO argumento e ideia de base do descontrolo total numa nave espacial, apenas com as condiçoes humanas nas lutas parece-me uma excelente opçao e o filme faz esse ponto ser funcionar na sua introduçao. O problema e que quando o conflito começa o filme nao consegue fazer crescer os personagens e isso era essencial.

Burger e um realizador que começou com alguma força em Hollywood mas nos ultimos tempos tem perdido protagonismo em projetos inferiores. Aqui num estilo sempre dificil, nao consegue dar uma roupagem significativa a um filme que lhe daria esse espaço.

No cast um conjunto de jovens a tentar dar um pouco de brilho nas suas carreiras. Sheridan parece um candidato ao estrelato embora a sua personagem seja extremamente rudimentar neste filme. Depp tem de sair da sombra de ser mais que filha de Johnny e neste filme ainda nao consegue. Whithead parece o melhor ator mas depois do inicio de sonho tem-se perdido em pequenos filmes como este.


O melhor - A introduçao ao tema

O pior - A individualidade dos personagens nao e propriamente trabalhada


Avaliação - C_-



No comments: