Monday, May 31, 2021

Cruella

 Era uma das grandes apostas por parte da disney em tentar devolver o publico aos ecras sem nunca esquecer a alternativa de potenciar o mercado da sua aplicação de streaming e os resultados ate ao momento parecem convincentes com um visivel resultado de bilheteira que podera indicar alguma regresso do grande publico as salas, sendo ainda desconhecido o impacto em termos de streaming. Criticamente as primeiras avaliações tambem parecem positivas e podera se tornar num efetivo primeiro sucesso do ano.

Sobre o filme, numa altura em que diversas produtoras ainda com alguma falta de originalidade das suas abordagens tem tentado recriar ou dar algum contexto a personagens como viloes surgiu este Cruella com um elenco de luxo que tenta dar a entender a origem de tal conceituada personagem. O resultado e funcional, não so porque o filme e concetualmente e em termos esteticos bem construidos com um trabalho produtivo de primeira linha, mas acima de tudo porque consegue ir buscar os interpretes corretor para aquilo que quer com toda a excentricidade que a personagem tem.

Claro que a tentativa de humanizar personagens passamos a nossa vida a detestar acaba por ser uma tarefa ingrata que muitas vezes tem de fazer desaparecer alguns conceitos que ao longo de diversos anos fomos construindo. o filme tem essa dificuldade nem sempre olhamos para a personagem e ligamos aquilo que ja conhecemos e isso pode ser complicado principalmente se cairmos no pressuposto que tudo o que conhecemos vem a seguir,

Mesmo assim num estilo sempre dificil o filme funciona como filme de entertenimento mas mesmo como conceito, num filme rebelde, esteticamente interessante, com a banda sonora pensada ao detalhe que leva a uma boa relaçao com o publico mesmo que no final seja apenas mais uma historia entre outras com a base que conhecemos.

A historia da-nos a conhecer a origem da personagem Cruella de Vil, a forma como a excentricidade cresce, a forma como a mesma se torna num icon da moda, e o seu odio a dalmatas, para alem da uniao aos patifes ja conhecidos, num filme sobre o porquê do que conhecemos.

No argumento o filme acaba por ter um argumento apensar de bem montado algo previsivel na sua construçao. As personagens precorrem sempre cominhos expectaveis e mesmo as revelaçoes nao sao propriamente diferenciadas. Contudo o facto de seguir um caminho simplista e funcional deixa espaço que o filme brilha em outras vertentes.

O trabalho de Gillespie e muito interessante, de um realizador com uma capacidade de assumir um estilo proprio no seu filme e que aqui consegue catapultar toda a rebeldia da personagem para o filme e isso e a grande vitoria de um realizador a merecer cada vez mais destaque depois de alguns anos em que se perdeu em filmes pouco criativos.

No cast a escolha das Emma e a grande virtude do filme, o duelo de arrogancia e extroversão de ambas leva o filme para altos niveis de interpretaçao, que o filme consegue potenciar principalmente pela qualidade de ambas. Nos secundarios as excelentes escolhas de Fry e Hauser levam o filme a criar uma quimica particular entre os seus protagonistas


O melhor - O exercicio estetico


O pior - Em termos de argumento ser algo simplista


Avaliação - B



No comments: