Friday, May 28, 2021

Oxygen

Alexandre Aja e um realizador francês que nos ultimos anos tem estado associado a alguns filmes de terror de baixo orçamento mas que este ano surgiu aqui num filme claustrofobico passado numa camara, filme produzido em lingua francesa que acaba por ser um act in solo de Melanie Laurent. Com o carimbo da netflix o filme conseguiu reunir interessantes criticas algo que até não é muito comum em filme de meio de estação da produtora. Comercialmente o facto de ser um filme em frances pode ter tirado alguma dimensão comercial ao projeto.

Sobre o filme se ao olharmos para a sinopse do filme e pensamor num filme que e basicamente passado numa capsula com uma unica pessoa e uma programa de computador no qual se tenta sobreviver e descobrir porque estamos ali, obviamente que podemos considerar que estamos perante um filme redutor e com pouco espaço para crescer, mas o certo e que o filme nas suas voltas e contravoltas acaba por ser um filme bem conseguido, que nos prende ao ecrã de forma a tentar perceber o desfecho de tudo.

Em termos de produção e um filme que basicamente não exige muito, mas acaba por com o clima claustrofobico dar uma sensação de clausura que torna o filme tambem impactante do ponto de vista comercial. E daqueles filmes que tem premissas muito diretas mas que a faze-las funcionar acaba por ter ai a sua maior mestria.

Um filme diferente, original, que mesmo não sendo um filme que nos fascine acaba por nos mostrar que muitas vezes uma ideia estranha mas original pode dar origem a um filme eficiente, que de alguma forma consegue prender o espetador ao longo da sua duração nos seus vertices mostrando acima de tudo que algumas ideias ainda funcionam, e o seu programa de retorno e um dos fundamentos.

A historia fala de uma cientista que acorda numa capsula de criogenia, com oxigenio limitado sem se lembrar quem e e acima de tudo como foi ali ter, ate ao momento em que em conversa com um programa de computador com acesso a rede tenta descobrir isso tudo num tempo limitado de sobrevivencia.

Em termos de argumento e na ideia que reside todo o merito do filme, na criatividade de uma ideia,  no risco de algo tão diferenciado. Na concretização o filme e muito mais eficiente do que eficaz, funcionando acima de tudo nas subidas e descidas que faz da historia.

Alexandre Aja e um realizador com talento que estava algo preso a um genero denunciadamente de segundo nível. Neste filme acaba por conseguir com menos pressing das produtoras ter um filme mais concetual onde a sua base de terror funciona mas o filme na originalidade de processos consegue funcionar noutras vertentes e que podem dar um novo fulgor a sua carreira.

No cast temos uma atuaçao a solo sempre dificil de uma Laurent que é uma das melhores e mais intensas atrizes europeias do momento. Numa carreira que vai derivando entre projetos europeus e de hollywood esta a contruir uma boa carreira que nunca teve o crescimento que se esperava depois do sucesso de Inglowious Bastards.


O melhor - A ideia


O pior - Acaba por ter algumas voltas a mais


Avaliação - B-



No comments: