Saturday, May 22, 2021

Those Who Wish Me Dead

 Taylor Sheridan enquanto argumentista e produtor tem sido uma das estrelas da nova vaga de cineastas que tem tido algum espaço nos ultimos tempos. Este ano surgiu o seu novo filme enquanto realizador que trouxe consigo uma Angelina Jolie algo desaparecida nos ultimos anos. Este filme de açao acabou por não passar da mediania critica o que acaba por não ser brilhante para alguém que ja prometeu mais como Sheridan. A aposta da conjugação do cinema e do HBO Max ainda parece estar a ser lubrificada já que também neste filme nas salas os resultados foram significativos.

Sobre o filme eu confesso que quando vi um Taylor Sheridan que faz tão bem um Hell or High Water e sei que escreve outros filmes de ação de qualidade duvidosa, faz-me pensar numa bipolaridade que nunca percebemos bem o que vamos encontrar no seu proximo projeto. Pois bem o que temos e a simplicidade e alguma falta de diferenciação do tema, sendo um filme demasiado fisico mas com falta de elementos que o diferencie por si só.

Fica assim a ideia que temos um filme pouco trabalhado, que tenta fazer potenciar a ideia na personagem e alguma irreverência da personagem central e pouco mais, apresenta nos uma dupla de assassimos impiedosa, um ajudante do lado bom da justiça e uma trama basica para justificar o porque de tudo o que vimos.

Por tudo isto, mas essencialmente pelos envolvidos nao so no cast mas no crew fica a clara ideia que era expectavel muito mais do que um simplista filme policial, com procedimentos dos mais basicos que podem existir e acima de tudo a ideia que mesmo nos detalhes estamos perante um filme muito longe do que se pode expectar de tanta gente competente

A historia fala de uma isolada e afetada pelo passado bombeira que se ve no meio de uma missao com um menor a cargo o qual e seguido por uma dupla de assassinos profissionais e os quais tentam lutar pela sobrevivencia em pleno centro de um incencio florestal.

Em termos de argumento muito pouco a todos os niveis, uma historia basica que e potenciada de uma forma tambem ela basica, sem grande elementos que o diferencie, ficando a ideia que para um argumentista como Sheridan tem de se esperar mais em personagens e principalmente em dialogos.

Sheridan como realizador nao tem o conceito ou mesmo a força que tem enquanto argumentista. Aqui temos um trabalho que funciona moderadamente com a dimensao do incendio mas pouco mais. Fica a ideia que tendo em conta o que ja vinha a demonstrar nos primeiros inputs de carreira que provavelmente se esperava que estivessem noutro patamar.

No cast temos uma Angelina Jolie que e sempre sinonimo de dimensao comercial, embora me pareça que e uma personagem sem carisma pouco ou nada trabalhada que espera basicamente que a dimensao de estrela da atriz faça o resto. Em termos de secundários uns viloes quase inexistentes em termos de qualquer dimensao de personagem e pouco mais.


O melhor - As sequencias de incendio

O pior - A forma pouco criativa de um argumento pouco trabalhado

Avaliação - C-

No comments: