Thursday, September 03, 2020

Tesla

 Numa altura em que o cinema acabou por tentar fazer biografias das diferentes personalidades da nossa historia, existe um associado a criaçao da corrente eletrica que mantem em seu torno algum enigma, dai que mesmo ja tendo sido retratado noutros filmes nunca teve ate agora um obviamente biografico como este se propoem. Os resultados do filme foram razoaveis do ponto de vista critico, muito pela saida do estilo tipico de linhagem narrativa, mas comercialmente deve estar longe de um estilo de produto para a maioria.

SObre o filme parce-me que temos de glorificar a forma como consegue tratar uma historia de epoca, num contexto historico muito claro com a irreverencia de diversas invencoes dos nossos dias que da ao filme um caracter rebelde e que o diferencia positivamente de outros filmes de segunda linha apostados em contar historias sobre pessoas famosas.

Certo e que a questao da corrente eletrica e mais que tudo a forma como senta entender os pensamentos de uma mente tao particular nao e facil de explanar num filme e diversos tem sido os filmes sobre esta tematica que tem dificuldades em ser objetivos ou conseguir ser intensos na mensagem que querem passar e este filme acaba tambem por ter esse problema.

Tesla e um filme razoavel que acima de tudo lucra na sua irreverencia que nao sendo de todo algo completamente funcional lhe da um toque de originalidade que nos faz recordar de um filme sobre alguem ambiguo e que o cinema e a literatura em si ainda esta apostado em descobrir

A historia fala-nos de Tesla e a historia do homem por tras das suas invençoes com uma personalidade particular e com dificuldade em fazer o sucesso com tanto conhecimento e a forma como hoje tao enigmatica figura ainda e vista.

EM termos de argumento a historia e os dados conhecidos sobre a invençoes e disputas sem grande orignalidade sem conseguir potenciar secundarios que segurem a intriga mas tem a ajuda da abordagem da historia e de uma realizaçao irreverente.

Na realizaçao Michael ALmereyda arrisca e na minha opiniao consegue fazer funcionar um estilo irreverente num filme de epoca. Muitas vezes o risco funciona e aqui parece-me que nao tornando o filme brilhante o retira de uma indiferença

Hawke parece-me uma boa escolha como Tesla porque alimenta o enigma, embora a personagem nao seja propriamente muito trabalhada em termos esteticos a escolha e obvia. Parece que para figuras tao relevantes secundarias merecia um cast de apoio mais forte


O melhor - A abordagem irreverente


O pior - Os secundarios inexistentes


Avaliação - C+



No comments: