Sunday, September 06, 2020

The Only and Lonely Ivan

 Numa altura em que a Disney + se vai difundindo pelo muito e a aplicação de streaming do poderoso estudio cada vez mais tem que se assumir começam a surgir os seus produtos originais, existindo a duvida se seriam projetos pensados para ecra maior repensados perante a pandemia ou ancoras para um serviço em crescimento. Este filme conseguiu a mediania critica que acaba por ser suficiente para um filme DIsney resistir comercialmente a DIsney ainda procura o espaço proprio nesta luta de streaming o que ate ao momento ainda nao conseguiu por completo.

Este e um filme pequeno, emotivo e simples, com mensagem positiva da Disney, salta a vista a capacidade tecnica do filme ja usada noutros projetos que tornam os animais em imagens com interpretaçao, com emoçao e sentimento que lhes garante um espaço proprio em todo o filme. Isso acaba por ser junto com o lado mais emotivo do filme o verdadeiro sentido vincado da historia.

Do ponto de vista da historia temos uma mensagem ideologica de libertação dos animais na ordem do dia, o que permite que o filme seja atual, e um filme competente embora com um ritmo baixo, principalmente para um filme familiar da Disney, fica a ideia que o filme poderia ter apostado mais no recorte tecnico estetico da historia e quem sabe em algum humor.

Fica assim um filme simples e muito objetivo da DIsney que cumpre os seus objetivos embora o mesmo acabe por ser curto. E um filme que joga com a dimensao de quem empresta as vozes aos protagonistas e aos detalhes tecnicos optando por em termos narrativos ser mais simplista e quem sabe mais preguiçoso.

A historia fala de um conjunto de animais que sao atração num super mercado ao longo do tempo que recebem um novo amigo que os faz pensar no tipo de vida que ali levam presos num espaço curto.

O argumento do filme e simples em todos os seus pontos, nao temos um filme muito original, nem de grandes personagens e dialogos, temos um filme que quer transmitir de forma simples uma mensagem e uma emoçao e isso consegue.

Na realizaçao desta obra temos Sharrok um realizador que depois de algum sucesso em termos televisivos conseguiu algum destaque na sua comedia romantica e aqui foi-lhe dados os meios do filme para dar um filme ternurento, embora nos pareça que existia espaço para mais arte e originalidade na abordagem.

O cast tem um naipe de estrelas de vozes que encaixam nos perfis, talvez o lado demasiado serio da personagem central podera ser algo surpreendente num Rockwell que ja provou tambem funcionar no lado comico apenas com a voz. Cranston tem a dimensao adequada para o lado humano do filme.


O melhor - A ternura que os meios tecnicos do filme possibilitam

O pior - Ritmo baixo e espaço para mais entertenimento


Avaliação - C+



No comments: