Saturday, September 12, 2020

Mulan

 A Disney tornou-se nos ultimos ano uma produtora totalmente economicista que decidiu fruto da evoluçao tecnica decidiu fazer live action dos seus filmes mais consagrados. Este ano e previamente a toda a pandemia que viviemos a aposta seria de Mulan, com todo o aspeto cultural associado, contudo o filme acabou por ver a sua estreia em cinema adiado, e acabou por ser lançado diretamente para televisao o que oi um reverso total no grande investimento do filme. Mas esse foi so o inicio do turbilhao que se tornou o filme que esteve longe do sucesso na sua modalidade, apesar de criticamente as coisas nao terem sido muito negativas a opiniao global do publico foi nefasta associada quem sabe a algumas opiniões politicas contorversas dos seus protagonistas.

Sobre o filme devemos começar por o analisar de um ponto de vista técnico e aqui temos um filme com todo o perceito de uma grande produçao de verão da disney. Mais que nos efeitos especiais temos todo um trabalho de guarda roupa e cenario que so e possivel nos filmes mais bem montados das grandes produtoras, e aqui resiste as mais valias do filme, já que no restante as coisas estão longe de terem corrido tão bem.

Desde logo no argumento pese embora a mesma base do filme de animção ao querer ser um filme mais concreto e mais proximo das origens orientais dos filmes de artes marciais tira algum ponto humoristico que funciona sempre em entertenimento ao filme que se leva demasiado para os filmes basicos serie b de artes marciais. Alias o filme pensa mesmo nisso nas escolhas para alguns dos papeis, mas retira o filme da fantasia disney e da proximidade dos mais pequenos, a forma como o dragao compenheiro quase entra de fugida parece-me o claro maior erro do filme.

E tambem nos efeitos especiais o filme exagera demonstrando ser preguiçoso em alguns trabalhos, alias acho sempre que a tarefa de conciliar disney e artes marciais e de todo impossivel e o resultado e estranho. Parece tambem que e um filme com poucos recursos interpretativos que nao o deixa crescer em carisma muito menos em personagens. Fica a ideia de que globalmente o filme nao funciona,.

A historia de Mulan, uma jovem que gosta de combates e foge ao destino esperado para si, que ocupa o lugar do pai numa batalha de homens de forma a proteger o reino dos avanços de um vilao e de um exercito com a pior das intençoes.

Em termos de argumento o facto de querer dar um live action ao filme poderia ter a opção da historia real pouco mitologica ou assumir essa vertente declarada de Mulan. O filme fica a meio termo e nao me parece que seja a melhor das escolhas dando ao filme um meio termo que nao permite grandes personagens nem a historia ser tao funcional como a original.

Nick Caro e a realizadora que sabe trabalhar em contextos culturais proprios e isso e a maior virtude do filme, o colar-se ao contexto espacial onde se passa. Em termos de efeitos especiais nao me parece que o filme seja o mais funcional nas suas escolhas, dando um trabalho competente mas longe de ser brilhante.

No cast a escolha de atores asiaticos que inicialmente foi muito sublinhada e valorizada tornou-se inicialmente num calcanhar de aquiles pela falta de carisma de um elenco quase desconhecido e porque outros se colaram a vertentes politicas aceitaveis nos paises de onde sao oriundos mas discutiveis em todo o restante. Sobre a prestação o filme não e propriamente rico em exigencias neste capitulo


O melhor - Os cenarios


O pior - Mulan tinha momentos engraçados que aqui nao exisitem e fica a perder o entertenimento


Avaliação - C-



No comments: