Thursday, September 03, 2020

Bill and Ted Face the Music

 Quase trinta anos depois de uma dupla de nerds ter visto a luz em dois filmes de algum sucesso eis que o cinema decide recuperar uma dupla agora de quase idosos mas com as mesmas caracteristicas num novo filme de Bill e Ted, cujos protagonistas tiveram percursos diferentes no cinema. COmercialmente era um filme com algumas ambiçoes mas cujo covid limitou, criticamente conseguiu algum reconhecimento o que e sempre positivo principalmente tendo em conta que o duo para o bem e para o mal fazem parte da comedia americana.

Sobre o filme podemos dizer que o estilo de humor dos anos 90, extremamente fisico nao se enquadra na perfeiçao naquilo que e o humor atual e o filme perde por isso. Perde tambem por a imagem dos protagonistas nao terem acompanhado o caracter estetico humoristico que o filme necessita e tudo parecer parvo de mais, mesmo para funcionar.

Bill e Ted e um filme homenagem a todos os pontos parvos mas que funcionaram nos primeiros filmes, e uma homenagem a quem gostou dos primeiros filmes mas pouco mais. Para aqueles que como eu ja nao tinham propriamente sido grandes adeptos dos primeiros filmes é mais hora e meia de mau humor e acima de tudo a plena noçao que Reeves conseguiu uma carreira com limitaçoes muito serias como ator

Este e um filme homenagem disparato que tenta demonstrar nas viagens pelo futuro alguma da cultura que se foi criando, e tenta dar merito ao facto de por vezes existirem projetos francamente de qualidade duvidosa que conseguem o seu espaço na historia

O filme segue a dupla de amigos longe do que se esperava deles, ate que acabam por embarcar outra vez nas viagens pelo tempo de forma a tentar encontrar a musica perfeita que une o mundo, so que desta vez com a ajuda das respetivas filhas.

Em termos de argumento um humor muito fisico nem sempre funciona, e principalmente a idiotice que conseguiu cativar nos primeiros filmes novamente esplorada, longe de ser funcionar em historia que nao tem mas pior que isso um humor de qualidade duvidosa.

Na realizaçao Dean PArisot foi o escolhido para esta nova aventura um realizador experiente associado a comedia mas longe de grandes sucessos. Aqui tem a clarividencia de ir buscar um pouco do conceito original numa altura em que ja era realizador.

No cast inacreditavel a forma como Reeves se tornou num ator de primeira linha, pessima interpretaçao fisica e de humor, auxiliado por um Winter que explica muito bem o porque de como adulto quase nao ter carreira


O melhor - A homenagem ao cinema dos anos 80 sem grandes pertensoes


O pior - O humor ser quase sempre desatualizado


Avaliação - C-



No comments: