Monday, August 31, 2020

Ava

 Numa altura em que o cinema aos poucos vai tentando regressar ao novo normal, alguns dos projetos que tinham algumas ambiçoes num ano normal, começam a tentar estrear quer em cinema quer na aposta direta no digital. Um desses filmes foi este thriller de açao sobre assassinos profissionais que nao foi propriamente convincente junto da critica depois de uma produçao que sofreu alguns contratempos. Em termos comerciais pese embora a força do cast tambem nao me parece que seja suficiente os atributos para contrapor a contingencia atual.

Sobe o filme Ava e mais um filme sobre assassinos profissionais que tenta ser curto e direto nos seus intentos, priveligiando poucas palavras e muita açao. A questão e que se relativamente à intriga a falta dela acaba por ser facil de entender a falta de explicação em tudo o resto parece-me que o filme deveria ser muito mais trabalhado, quer produtivamente, quer na abordagem, principalmente tendo em conta toda a materia prima enquanto atores que tem.

Fica a ideia que o filme desiste de si proprio, e que tudo corre mal. O lado fisico dos conforntos é mesmo deploravel quando comparado com outros filmes do genero, o que e incompreensivel tendo em conta os atores que o filme reune a sua volta. E quando em termos de produçao um filme simplista como este falha e por outro lado a intriga tambem nao trás grandes novidades tudo so poderia falhar em grande escala e falha.

Direi mesmo que Ava e um dos piores produtos que me recordo tendo em conta o conjunto de atores que reune em seu torno. Eu percebo a seduçao que pode existir por filmes de ação imediata e por processos de estilo, mas quando tudo falha na reunião dos elementos não existe forma dos filmes conseguirem sobreviver mesmo com o melhor dos ingredientes

A historia fala de uma mulher que na ambiçao de ser bem sucedida e fugir do seu passado se dedica a ser assassina profissional, contudo percebe que a organização a que pertence quer limitar a sua ação entrando numa luta pela sobrevivencia contra o intuito dos seus pares.

Em termos de argumento o filme e totalmente vazio do primeiro ao ultimo minuto em termos de persoangens, narrativa, intriga, é um filme que se perde numa tentativa de esteticamente funcionar e coloca em causa tudo a sua volta para um resultado muito aquem do esperado.

Na realização a troca de realizadores deixou a obra orfã de estilo e isso acaba por se fazer notar no resultado final O filme nao tem estetica nao tem estilo e aproveita muito mal as sequencias de açao que eram essenciais para o seu funcionamento. Taylor e um realizador em clara mo de baixo.

No cast Chastain tem disponibilidade fisica mas a personagem e tal vazia que e um desaproveitar completo a ver numa personagem tao basica. Ao seu lado um Farrel que é apenas uma escolha rebelde e um Malkocich preso cada vez mais a uma ou outra vertente.


O melhor - Um otimo cast


O pior - Num pessimo filme


Avaliação - D



No comments: