Monday, September 28, 2020

The War with Grandpa

 Numa altura em que todo o tipo de cinema esta paralisado, alguns projetos que ate poderiam ser lançados em cinema foram remetidos para alugues online. Um desses filmes foi esta nova comedia de Tim Hill, que nos tras novamente um Robert De Niro à comedia básica pouco intlectual. Em termos criticos pese embora nao existam ainda avaliações lançadas os impulsos vao no sentido de mais um desastre algo que De Niro também já esta acostumado neste tipo de abordagem. Comercialmente este tipo de lançamento acaba por nao ser o que de melhor podera fazer potenciar o filme.

Este uma comedia familiar igual a tantas outras de guerra de idades. Tem um claro defeito ou em determinadas situaçoes ser demasiado absurda ou mesmo ridicula para fazer vincar a sua ideia. Esse tipo de abordagem completamente em desuso esta extremamente vincada principalmente em algumas partidas e mais que tudo na ligaçao entre as personagens mais velhas.

O lado positivo do filme e que no extremismo a personagem mais velha nao cai totalmente no erro da imecilidade por si so e existem diferenças entre os lados clara em face da maturidade dos envolvidos. O facto do filme nao esquecer este apontamento que na maior parte dos filmes iguais a este e colocado de lado permite-lhe ser um filme com alguma emoçao.

Mas mesmo assim um novo filme igual a tantos outros de guerra de personagens com exagera, com absurdo quase nunca com graça e que mais nao e do que uma tentativa de dinheiro facil. Nao sendo um terror de filme como muitos que quase sao insultuosos para a carreira dos protagonistas, esta longe de ser aceitavel.

A historia fala de um idoso que acaba por ir viver para o agregado familiar da filha, entrando numa guerra com o neto pelo espaço do quarto, num combate de parada e resposta para alguem ficar por cima.

Em termos de argumento uma base igual a muitos outros filmes de nivel baixo. Em termos de personagens e situyaçoes mais do mesmo, num humor fisico desatualizado e muitas vezes a cair no absurdo. Resgata da miseria total do filme ter espaço para aluma normalidade e emoçao sentida nas personagens.

Tim Hill e um realizador com experiencia em filmes juvenis e infantis que tem aqui mais um filme vocacionado para aquela população. UMa realizaçao simples, sem grandes truques, apostado num humor fisico simples, num filme proximo de outros de um realizador de segundo plano mesmo neste estilo.

Robert de Niro gosta deste tipo de filmes porque o descontrai. Ele encaixa no registo que pouco ou nada lhe exige. A seu lado um jovem Fegley a tentar ganhar espaço em diversos estilos, mas ja me pareceu mais proximo do sucesso.


O melhor - O espaço para alguma ternura


O pior - O Humor desatualizado


Avaliação - C-



No comments: