Sunday, January 12, 2020

Jojo Rabbit

Desde as primeiras visualizações em festivais especializados que se percebeu que este iria ser um dos filmes presentes nas listas de melhores do ano e a disputar os prémios principais, por reunir uma comedia desconcertante com o tema e uma mensagem positiva, desafiando a logica e mais que isso tentando ser original. Como muitos dos filmes marcantes das ultimas décadas este filme foi muito melhor recebido pelo publico do que pela critica que achou a polemica do filme demasiado arriscada para a unanimidade.
E obviamente um filme que nunca foi pensado para ser unanime, e nisso o filme é claro ao escolher um tema tao polemico como o nazismo para fazer uma comedia de costumes, dura, mas ao mesmo tempo infantil, mas que acaba por ter um peso e uma ternura que apenas e possível num argumento totalmente bem trabalhado acompanhado por uma realização de primeira linha. E um filme que não evita polemicas mas que mais que isso consegue ser original, impactante e deixar a sua assinatura.
Metade dos filmes que amamos nos últimos tempos não passariam numa época onde tudo tem de estar presente, onde não se pode ser irreverente, onde não se pode ser polemico. Este filme esquece isso, tenda satirizar com o uma guerra mundial ao limite máximo, e um filme que mais que tudo tenta divertir com um tema que nunca teve tal tratamento e o resultado funciona já que temos um filme que ao mesmo tempo consegue reunir o seu lado mais comico com o lado dramático e intenso de algumas sequencias.
Ou seja um dos filmes mais marcantes e originais do ano, podemos achar principalmente a entrada de Hitler como amigo imaginario da personagem central um pouco demais, ou a forma leve com que trata o que aconteceu, mas tem que existir um dia que isso deveria ser feito, e se for com arte do cinema melhor ainda, e aqui parece-me obviamente que foi.
A historia fala de um jovem em plena segunda guerra mundial, e mais que isso na força do nazismo que defende todos os ideias tendo como ídolo Hitler, tudo muda quando desconbre que a sua mae esconde em sua casa um jovem judia.
Em termos de argumento o filme tem um balanço perfeito entre o lado comico, e o lado emocional, e um filme que quer ser bonito e idiota e esses extremos realmente se juntam por culpa de um argumento bem escrito e que acima de tudo não teve medo de tocar e arriscar em alguns assuntos.
Na realização Waititi esta na moda já que depois do sucesso de ultimo Thor surgiu como uma das figuras de proa da ligação Star Wars e Disney. Aqui tem o seu trabalho de autor, com inteligência, e arte, percebe-se a ligação e a forma como se insirou em Anderson para nos dar uma das melhores realizações do ano.
Por fim no cast temos um dos melhores elencos do ano também, os jovens Davis e Mckenzie conseguem encaixar perfeitamente individualmente e em grupo, mas e os secundários Joahnsson, Waititi e Rockwell que dao ao filme a irreverencia nos papeis que faz tudo resultar.

O melhor - A arte e originalidade da abordagem

O pior - Pode ser demais para alguns

Avaliação - A-

No comments: