Tuesday, January 28, 2020

Bombshell

Tres anos depois do mundo mediatico ter acordado para o mundo da coação sexual nos empregos mediáticos eis que surge o primeiro filme que tenta fazer a incursão por essa problemática relatando o escândalo sexual que se abateu no seio da Fox News. Com um tema tão impactante e com um cast de primeira linha o carimbo de oscarizavel veio de imediato, pese embora as criticas não tenham sido totalmente unanimes embora positivas. Do ponto de vista comercial o filme enfrentou uma concorrência grande razão pela qual terá ficado um pouco aquém do valor do cast que apresenta.
Sobre o filme parece-me obvio que este é um tema que vai ainda fazer render muitos filmes sendo este a primeira tentativa, que acaba por estar longe de ser perfeita, já que se torna demasiado preocupada com questões politicas inerentes que basicamente não interferem na narrativa central que o filme quer tocar, dai que seja no final de contas uma mistura de temas cujo resultado final nunca parece ser totalmente funcional.
Do ponto de vista da historia parece que o filme não quer ser descritivo e mais que isso parece ter medo de dizer em concreto os atos sexuais. Parece ter receio de ser cru e chamar as coisas pelos nomes, o que parece-nos um erro porque no restante até é competente na forma como da plena claridade sobre os ganhos e perdas do silêncio nas diferentes personagens.
No que diz respeito ao lado politico embora este contextualize o ambiente da fox, a determinada altura parece um retirar de atenção do assunto central e não me parece que em momento algum isso seja a aposta mais inteligente, num filme com um tema de grande impacto que não merecia ser diluido. Ou seja um filme que marca o inicio de um tema com alguma força, embora longe do que o filme poderia valer, num filme que muitas vezes é resgatado pelo otimo cast.
A historia fala de um escandalo sexual despoletado por uma apresentadora da Fox News que apos ter sido despedida apresenta uma queixa contra o diretor da estação iniciando um escandalo sexual mesmo no meio da candidatura de Trump a presidente
O argumento do filme tem o foco forte de um tema impactante e na ordem do dia, mas depois parece querer misturar com uma intuição politica que nem sempre funciona. E obvio que é um filme forte no que diz respeito á temática central que merecia talvez mais atenção isolada no argumento.
Jay Roach é um realizador oriundo da comedia que com Trumbo tornou-se num realizador de maior impacto imediato no que diz respeito a corrida aos premios. Aqui inicialmente nos primeiros minutos ainda quer dar alguma inovação da abordagem com diálogos com o publico que depois desaparece, fica a sensação que o filme sofre de alguma ainda falta de força do seu realizador.
E no cast que o filme tem o seu nivel mais elevado com excelentes interpretaçoes de Theron, Robbie e Lithgow muito ajudados por caracterização que os altera. Alias penso que o filme ainda consegue ser maior muito por culpa deste cast, já que as dificuldades nos outros parametros poderiam torna lo facilmente banal.

O melhor - As interpretações.~

O pior  - O tema ser grande demais para perder tempo em dissertações politicas que tem demasiado tempo de antena num filme pequeno

Avaliação - B-

No comments: