Sunday, January 19, 2020

Dark Waters

Desde o momento em que foi anunciado este projeto baseado num artigo do New York Times, rapidamente o sublinhado de oscarizavel recaiu sobre o filme, principalmente tendo em conta a pertinência do tema, o realizador e o interprete. Nas primeiras visualizações percebeu-se que pese embora tenha obtido boas criticas estas seriam insuficientes para potenciar o filme para os prémios, sendo que comercialmente para um filme com pouca expansão os resultados até acabaram por ser positivos.
Sobre o filme temos que separar de imediato dois pontos, o primeiro dos quais a historia que o filme trata e mais que isso aquilo que ela significa e deve representar na atualidade. Nesse parâmetro poucos são os filmes que denunciam uma situação tão grave sem qualquer tipo de rodeios, mesmo que isso represente polemica ou mais que isso guerras compradas, nisso o filme é corajoso e não tem medo de se assumir.
Passando essa fase onde o filme obviamente tem todo o mérito, sobra nos a sua execução, onde o filme não é tão brilhante, não que perca por falta de detalhe ou mesmo a intensidade do tema. Nada disso, parece-me é que muitas vezes o detalhe de Haynes nos seus filmes o façam adormecer, aproximando-o muito mais da critica do que do publico e aqui isso acaba por acontecer, o filme adota um regime algo monocórdico do qual tem dificuldade em sair mesmo que o tema consiga por vezes nos potenciar com melhores momentos.
Mesmo não sendo brilhante é um filme interessante, sobre um tema interessante, que fica a ideia que poderia e deveria trabalhar mais a personagem nas suas relações já que com mais de duas horas existiria espaço, fica muito a ideia que alguns secundários poderiam e deveriam ter mais palco, mesmo assim é um filme que faz juz a boa carreira que Haynes tem feito ate agora.
A historia fala de um advogado de uma grande empresa que começa a estudar um caso de um amigo da sua avó que o leva a um caso enorme que coloca em causa a forma como uma empresa de químicos que domina o mercado coloca em causa a saúde publica com a forma como condiciona os seus resíduos.
Em termos de argumento o filme é competente acima de tudo como nos trás a matéria da intriga, com detalhe e fazendo-a simples ao espetador o que poderia não ser fácil. não me parece tao funcional nas personagens e no crescimento das mesmas, principalmente as secundarias.
Haynes e um realizador de detalhes, aqui sem querer ser a figura do filme, que nunca o é já que a realização e simplista, temos um trabalho competente, dando total primazia ao negro da situação. Já o vimos em melhor registo e com mais assinatura mas podemos dizer que o filme encaixa no seu estilo.
No cast Ruffalo parece-me atualmente um actor repetitivo nos seus maneirismos e mais que isso no estilo das suas personagens colando-as algo umas as outras o que e estranho num actor com carreira e carteira. Num papel que poderia ter outro tipo de brilho nem sempre me parece totalmente convincente. Nos secundários Bill Camp tem uma ótima interpretação que merecia muito mais destaque na temporada de prémios.

O melhor - A denuncia aqui em questão.

O pior - O filme se adormecer num ritmo algo monocordico

Avaliação . B-

No comments: