Thursday, January 30, 2020

Cats

Apresentado como uma projeto megalomano de Tom Hooper, foi com expetativa que o mundo do cinema aguardou pelas primeiras imagens para perceber de que forma a tecnologia estaria preparada para algo como Cats. Pois bem desde o primeiro trailler que o mundo caiu sobre o filme criticando acima de tudo a falta de qualidade dos efeitos aplicados, mas tudo ainda se tornou pior, que depois de serem reformulados e o filme lançado a receção tenha sido ainda pior com criticas pessimas que o consideram inclusivamente num dos piores filmes da historia. Nenhum filme resiste a este tipo de publicidade e aquilo que seria um pretenso blockbuster tornou-se num dos maiores desastres que temos memoria.
Sobre o filme podemos dizer que já de si a historia basilar de Cats está longe de ser algo transcendente, limitando-se a uma serie de musicas e bailado num espaço moderno e com luz, e faltas a imitar gatos. Ou seja na historia em si parece que Tom Hooper pouco poderia fazer já que a mesma não é propriamente dos musicais mais complexos, contudo quer as adições da musica, algumas escolhas interpretativas e principalmente os efeitos utilizados acabam por matar completamento o filme tornando-o dificil de ser visto.
Cats e daqueles filmes que tirando os cenarios e a qualidade de alguns momentos musicais que parece que tudo é pensado para correr mal, sendo totalmente injusto justificar a falha do filme com os efeitos especiais de terceiro nivel. o filme não funciona porque o formato não é feito para funcionar numa longa metragem e mais que isso o filme não consegue explorar qualquer personagem ou momento desligando-se por completo.
A piorar tudo temos os tiques de gato que surgem absolutamente do nada, que levam a maneirismos das personagens completamente desajustados e que tornam o filme quase absurdo em muitos momentos. Não será obviamente o pior filme da historia, pese embora seja bastante fraco, mas é sem sombra de duvidas daqueles que mais defraudam as expetativas que se criaram em seu torno.
A historia e a conhecida de cats, uma serie de gatos apresentam as suas musicas sobre os mesmos de forma a tentarem ser escolhidos e assim encarnar numa nova vida.
Em termos de argumento a história basicamente é semelhante ao musical famoso. A introdução de novas musicas acaba por não ter qualquer tipo de inovação naquilo que o filme nos trás de essencial, mantendo o mesmo registo. A historia está longe de ser brilhante.
TOm Hopper e um realizador com um oscar que depois dessa vitoria nunca mais conseguiu se aproximar do filme que lhe deu tal premio. Aqui e um desastre no uso de tecnologia e de maneirismos que torna neste filme uma explosãop negativa numa carreira.
No cast a escolha dos atores fica de imediato condicionada pela pessima utilização dos efeitos que os tornam em animais terrorificos. Mas mesmo dentro do regime é completamente absurdo algumas interpretações mais concretamente as de Elba, Wilson e Corden.

O melhor - Os cenarios

O pior - O filme tem um conjunto de atos falhados

Avaliação - D

No comments: