Friday, November 08, 2019

The King

Desde o ano passado e principalmente depois de nao ter conseguido ganhar o oscar de melhor filme com o seu Roma que a Netflix apostou forte em diferentes campos para a temporada de premios deste ano. Uma das suas principais apostas era esta renovada historia de Henrique V, apostando no star moment de Chalamet. Pese embora a expetativa criticamente o filme passou com algumas dificuldades no crivo e cedo se percebeu que nao seria por esta porta que a Netflix conseguiria chegar aos premios. COmercialmente acredito que atualmente seja um dos produtos mais rentaveis do Streaming.
Sobre o filme podemos dizer que temos um filme com muito dos requisitos que um epico de epoca deve ter principalmente por ter como base uma historia real, mas mais que isso um elenco de primeiro nivel e em determinados momentos um filme sobre a relação mais basica das pessoas. Nestes pontos o filme ate funciona embora com um ritmo muito pouco acelerado e reiterando a aposta num Chalamet que esta num otimo momento mediatico mas que nao necessitava de tanta camara neste filme.
POr isso mesmo sendo um filme com bons momentos e com uma historia interessante de reis e rainhas nunca e um filme que funciona por si so, ou seja, nunca é um filme que tenha uma sedução inultrapassavel, funcionando melhor na parte de guerra final e na relação entre o rei e o seu amigo, o lado mais emocional do filme.
OU seja um filme de guerra que esta longe do que de melhor ja se fez do genero. Um elenco de primeira linha que em alguns casos e totalmente desprediçado. Um filme sobre corte inglesa e sobre uma epoca que agrada na sua maioria mas nunca e brilhante.
A historia fala de Henrique IV a forma como este deixa a sua sucessão para um filho mais novo mas como tudo acaba nas maos de um Henrique V fora da corte e com uma perceçao clara do que quer.
Em termos de argumento parece-me um filme algo lento, quer nos conflitos das personagens quer nos proprios conflitos historicos que o filme detalha. Em termos de personagens existe pontos mais trabalhados do que outros com relevo para a relação entre Han e John.
Michod e um realizador que nao encontrou ainda um grande filme para fazer-se sublinhar, principalmente em Hollywood ja que na Australia ja o obteve. Aqui tem uma relização interessante que percebe que Chalamet e o mais comercial do filme.
No cast Chalamet tem uma personagem que me desiludiu um pouco, repetitiva, sem exigencia para alem da presença, muito na onde de filmes para potenciarem um actor da moda. Felizmente o filme consegue recursos com alguns secundarios, desde logo Edgerton que acaba por ter a melhor personagem e a mais carismatica, mas tambem Patterson num papel pouco comum na sua carreira.

O melhor - Falstaff

O pior - Nem sempre e um filme com grande ritmo

AValiação - C+

No comments: