Monday, November 18, 2019

Ford Vs Ferreri

E normal que no final do anos os grandes estudios se coloquem em termos de filmes para premios. Esta foi a aposta de um Fox reconstruida e à procura de espaço depois de ter sido comprada pela Disney. Este duelo de titas com bale e damon, foi muito bem recebido pela critica e embora nao seja o prototipo comum de candidato aos premios a boa receçao pode alterar esta prespetiva. Comercialmente tambem a primeira semana deixa antever um sucesso comercial substantivo para acima de tudo um filme de corridas.
Sobre o filme, quando dizemos que uma historia desportiva de domingo a tarde por si so nao pode dar um grande filmes, este filme desmente por completo tudo isso, porque funciona a titulo muito bom nos restantes pontos do filme. Desde logo temos um filme excelentemente realizado quer no detalhe temporal mas acima de tudo na forma como nos leva ate as pistas.
Mais que isso e um filme de personagens empaticas, rapidamento nos ligamos a forma de ser da personagem de Milles na familia e na corrida, nao sendo facil o publico aproxima-se do mesmo e isso acaba por dar ao filme um caracter familiar e emotivo que dá o impacto ainda maior a historia, que mais que o feito da-nos as personagens que o fizeram.
O terceiro ponto e claramente a mensagem e o feito, aqui o filme podera nao ser globar, por ser demasiado tecnico, mas a mensagem final e bem atual e nisso o filme, mesmo sendo um drama que na historia de base nao e particularmente diferente de outros filmes de desporto, ainda hoje o que vimos pode ser bem patente nas disputas empresarias.
A historia fala de uma obcessao da Ford em competir com a Ferrari nas 24 horas de le mans e a forma como entrega o desenvolvimento do carro a um engenheiro e a um piloto de temperamento dificil.
O argumento na base e na linhagem narrativa nao e diferenciador daquilo que ja vimos noutros dramas desportivos. Onde o filme funciona e nas personagens e na forma como as mesmas encaixam uma na outra e nos dialogos que estas conseguem, e nisto o filme é simples mas muito eficaz.
Mangold e um realizador em ascenção que talvez ja merecesse mais destaque. Este trabalho e imponente, numa realizaçao de primeira linha nao so na açao desportiva mas principalmente no detalhe temporal. A ter em conta quem sabe na temporada de premios.
O duelo de titas no elenco funciona principalmente em simbiose, embora seja Bale que tem mais destaque em mais um papel intenso, mas mais que isso completamente diferente do seu comum, demonstrando estarmos perante um dos atores com mais recursos em Hollywood. Damon funciona bem na forma como encaixa na personagem de Bale e temos um dos melhores duos em quimica do ano.

Õ melhor - A realizaçao

O pior - E um drama desportivo parecido com outros

Avaliação - B+

No comments: