Monday, November 18, 2019

Klaus

A Netflix esta apostada em tornar-se rapidamente numa referencia global em termos de produçao de cinema. Nesta altura natalicia temos aqui um filme de animaçao sobre a alegada base da historia do pai natal. Um filme peculiar que aposta no 2D mais artistico que acabou por convencer a critica com avaliaçoes positivas, sendo que comercial o filme ate pode resultar embora me pareça ser mais dificil para o conceito brilhar entre os mais pequenos.
Sobre o filme podemos começar por analisar a sua componente tecnica, e onde a opçao pelo 2D consegue melhor dar o lado grotesco ainda que artistico de base do local onde tudo ocorre. Essa escolha permite o exagero artistico e é uma boa base para a alteração que vai surgindo que da ao filme essa capacidade de transformaçao de tornar o feio em bonito.
Em termos de historia e criativa nao sendo particular diferente no nivel moral de outros filmes de natal, certo e que a historia tem uma boa base, com a originalidade de uma abordagem mas que acaba por resultar, principalmente na forma como a personagem moralmente vai crescendo algo que tambem acaba por ser uma mensagem clara do filme e que nos fica na retina por esse lado mais moratorio.
Claro que em termos de produçao ou mesmo naquilo que o filme realmente é no principio de abordagem ainda fica algo longe do significado e da criatividade de mundos completamente metaforicos para a nossa realidade. Contudo num terreno novo podemos dizer que a netlix ate consegue passar com alguma qualidade.
A historia fala do filho da empresa de carteiros que e colocado a prova pelo seu pai sendo colocado uma longinqua ilha de guerra entre dois povos, com um desafio impossivel de fazer aquelas pessoas comunicar por carta.
Em termos de argumento o filme funciona na originalidade desta abordagem na origem do pai natal, e principalmente no aspeto do crescimento moral que vai tendo. Funciona menos base naquilo que é a base do filme e mesmo em algumas personagens demasiado unidimensionais.
Na realizaçao deste projeto o leme foi entregue a Sergio Pablos um estreante ja envolvido na produçao de filmes da Imagination de algum sucesso. A escolha do 2D tendo em conta a estetica que o filme escolhe e muito interessante e funciona numa altura em que o estilo ja nao se usa. A perceber como ira se desenvolver uma carreira que começa bem.
Na escolha de vozes denota-se a preocupação de procurar atores com carreiras proximas das personagens o que e sempre a opçao mais inteligente.

O melhor - Conseguir com o 2d ser um filme artistico

O pior - Já vimos mundos de animaçao mais originais

Avaliação - B

No comments: