Friday, November 29, 2019

Dowton Abbey

Depois de longos anos em que se tornou uma serie de referencia tornou-se comum nos ultimos anos que estes sucessos encaminhem-se para o grande ecra. Nem sempre esse contexto funciona muito por culpa dos filmes nao serem mais do que episodios mais longos. POis bem para este filme tivemos uma visita real no contexto conhecido. Comercialmente as coisas ate correram bem sendo que os seguidores da serie responderam positivamente a chamada. Criticamente as coisas ate correram bem mas longe do sucesso critico que foi a serie.
Sobre o filme eu confesso que depois de tantos episodios dificilmente poderiamos ter aqui algo de novo ou substancialmente diferente no filme para fugir a questao do episodio grande. Pois bem e um episodio grande com alguns reencontros mas pouco mais. Parece-me que e um filme que segue os passos da serie no balanço entre o drama e a comedia mas que depois fica demasiado preso aquilo que a serie ja deu.
Em termos de novidade fica a ideia que poderiamos ter algo mais imponente principalmente na visita real. Poderiamos quem sabe que deixasse alguns maneirismos de lado e colocasse a familia num maior embroglio. O ritmo e o tipico da serie pausado e de epoca, com os maneirismos tipicos sendo que o filme vale essencialmente pelo detalhe tecnico e de epoca algo que ja era impressionante na serie.
por tudo isto Dowton Abbey e um interessante para quem seguia a serie, mas em termos daquilo que significa para a setima arte tenho muita duvida em considerar o filme forte, ou uma obra de qualidade. Parece-me um episodio longo comemorativo, mas nada mais, e para um produçao de cinema isso parece-me insuficiente.
A historia segue os donos e os criados da casa na visita real a DOwton Abbey, sendo que ai surgem os conflitos quer entre criados reais e os da casa e alguma definiçao das personagens.
EM termos de dialogo o filme e fiel ao espirito da serie na toada suave mas mais que isso no lado quimico dos empregados e tambem no rigos britanico dos patroes. Nao e um filme surpreendente e parece-me que a historia de base e algo indiferente para o acontecimentos cinematografico em si.
Na realizaçao do filme da serie surge Michael Engler um realizador ligado a serie e a outros objetos da tv que filmou o filme da forma rigorosa com que filmou a serie, fica a ideia que o filme e mais rigoroso na epoca, mas isso parece pouco para lhe dar um sublinhando especial.
O rigor da intepretaçao britanica foi bem presente na serie e aqui volta nas personagens que ficaram. Nao existe nada de novo e aqui o filme poderia ser maior e ter algumas apariçoes que dessem ao filme uma dimensao maior. As personagens e os interpretes sentem-se confortaveis uns com os outros e nisso o filme arrisca pouco.

O melhor - O rigor tecnico ja presente na serie

O pior - E mais um episodio

Avaliação - C+

No comments: