Saturday, July 08, 2017

Spider Man: Homecoming

Num periodo de aproximadamente quinze anos, este e o terceiro nascimento de um filme baseado num dos super herois mais conhecidos e aperciados do cinema, ou seja Spider Man. Finalmente entrosado num universo Marvel, e depois de um teaser bem conceituado no filme de Capitao America temos aqui o primeiro filme de um dos mais conhecidos herois da Marvel. Os resultados criticos foram interessantes muito na senda do que normalmente a Marvel consegue. Comercialmente os primeiros indicados demontram bem um filme bem conceituado em mais um infalivel projeto da Marvel.
Sobre o filme se existe filme que arrancou para o mundo dos superherois e do sucesso tudo começou com Spider Man de Sam Raimi. Dai que tenha sido muito cedo quando o segundo reboot aconteceu principalmente porque ia buscar muito do primeiro filme. Neste caso temos um contexto quase diferente, parece que temos mais um filme de avengers do que propriamente vamos para o inicio de Spider Man. E inteligente a forma como o filme assume que o heroi apanha o comboio a meio, sem isso ser um problema mais uma oportunidade de se deslocar daquilo que foi os filmes anteriores.
Para alem desta peculariedade que de imediato o distancia dos anteriores, temos um filme claramente mais infantil, ou não fosse Spider Man o mais novo do grupo dos herois, assim temos um filme dentro de um ambiente juvenil, com o tipico humor simplista,, muitas vezes retirado das series de sucesso da disney, sendo que a vertente Marvel aparece menos, so nas personagens e na forma como o guiao tem uma abrangencia maior.
Por tudo isto este e mais que um grande filme, porque não o é, acaba por ser demasiado previsivel, demasiado dependente do sucesso do amor, e das particularidades, mas é acima de tudo um filme eficaz, um filme com o proposito de enterter de uma forma simples, percebendo que Spider Man vai ser um dos elementos comicos e curiosos da Marvel, já que para acção tem outros para fazer este serviço.
A historia apanha Peter Parker logo apos a guerra civil, e num continuo em que Tony Stark tenta avaliar o real interior dele como heroi na forma como ele retoma o seu dia a dia. Contudo acaba por encontrar um vilao que tem como objetivo utilizar as armas de ultron para proveito proprio.
Em termos de argumento e um filme muito melhor nas particularidades do que na intriga geral, aqui é simples e por vezes previsivel, sem um valor interenseco forte como por exemlo teve o anterior filme de capitao america. Funciona bem mais em termos de humor simples e juvenil o que acaba por ser funcional na proximidade do filme com o publico.
Na realização a estranha escolha de Jon Watts era um realizador ate ao momento quase desconhecido. Aqui tem uma realizaçao mais tarefeira do que propriamente de autor, muitas vezes em alguns filmes da Marvel isso e mais importante porque algum risco a mais pode ser deitar tudo a perder.
No cast temos de dar os nossos parabens porque a escolha de Holland e uma das mais felizes dos ultimos tempos, encaixa perfitamente na simplicidade e espontaneadade que o filme precisa. Para alem de recursos interpretativos o actor tem carisma algo que já tinha demonstrado desde cedo no cinema apenas esperemos que um papel tao mediatico como este não condicione a sua carreira. No caso do vilao, Keaton perde por não ter um vilao minimanente significativo.

O melhor – Tom Holland e o melhor Spider Man.

O pior – O filme ser demasiado by the book


Avaliação - B

No comments: