Thursday, July 20, 2017

Phoenix Forgotten

Quando se pensa que o efeito de copia do projeto Blair WItch terminou eis que das profundezas do cinema surge mais um titulo com o mesmo padrão e o mesmo efeito, mudando apenas o contexto. Neste filme tinhamos apenas o aliciante de ser produzido pela Scott Free a produtora de Ridley Scott. Contudo apos o lançamento que surpreendentemente ainda conseguiu expansao wide, percebeu-se que seria um filme completamente indiferente, primeiramente em termos criticos onde a avaliaçao foi quase sempre muito negativa, mas tambem comercial, onde os resultados são apenas residuais para um filme que acabou por conseguir expansao wide.
Sobre o filme, eu confesso que fui um dos poucos fas do primeiro blair witch projecto, principalmente pelo markting e mais que isso porque era uma forma completamente nova e original de fazer cinema e terror. Contudo de imediato pensei que poderia aqui ser aberto uma forma de cinema que poderia resultar em muito lixo como acaba por ser este filme. Ou seja a base do filme é igual a blair witch project, com a diferença que introduz as personagens proximas de um dos jovens vinte anos depois, numa trama que posteriormente e completamente abandonada, e torna-se num fenomeno mesmo paranormal as razões de tal esquecimento, e uma das opçoes mais absurdas que ja assisti no cinema.
De resto o comum neste genero, que assim ja podemos caracterizar, ou seja, o tipico filme onde o horror vai entrando em gradiente, mas que de imediato com a introduçao do filme percebemos onde o filme nos vai conduzir. Alias e daqueles filmes que esperamos pelos cinco minutos finais para realizarmos que tinhamos razao e que tudo acontece como no livro. Por isso e facil para mim perceber que se trata a todos os niveis um filme que nada traz de novo ao cinema, a nao ser uma repetiçao da ideia em quase todos os segmentos que ja foi usada e abusada.
Normalmente estes projetos nao chamam grandes produtores ou realziadores, e com excepção de Paranormal Activity todos foram meras repetições do primeiro projeto, mudando apenas o oculto, mas de todos parece-me que este acaba por ser o que se da a menos trabalho de dar qualquer coisa diferente a si proprio, sendo uma copia total, com menos graça e piores actores e que substitui a bruxa por ets.
A historia fala de tres jovens desaparecidos, que vinte anos depois começam a ser procurados a fundo pela irma de um deles, que decide fazer um documentario sobre o irmão, quer vendo as gravaçoes que ele vinha a efetuar, mas principalmente observar a descoberta de uma camara que pode ter a noçao clara do que aconteceu.
Em termos de argumento temos um projeto blair witch com ligeiras alterações e sem a capacidade de colocar terror psicologico. Muito igual a um filme anterior para pior, sem a capacidade de dar qualquer tipo de dado novo, demonstra bem a falta de ideias que existe neste momento em alguns projetos de hollywood.
Na realizaçao um projeto completamente novo de Justin Barber um completo desconhecido que teve aqui o seu primeiro filme de longa duração e cujo resultado e completamente indiferente para o cinema. Nao sera com este filme que conquistou qualquer espaço de referência.
Por fim no cast, puros desconhecidos que assim permanecerão, ja que se existe genero que acaba por nada potenciar carreiras é o terror ainda mais filmado desta forma.

O melhor - A recepção comercial e critica inexistente

O pior - A forma como se vao repetindo ideias e argumentos em hollywood

Avaliação - D-

No comments: