Friday, July 07, 2017

Growing Up Smith

Com o aumento do poder do cinema indiano seria natural que as simbioses entre as duas maiores industrias de cinema do mundo fosse pelo menos tentada. Podemos dizer que pese embora com uma base americana, este pequeno filme que acabou por receber alguns louvores em alguns festivais mais pequenos tenta isso, ou seja, um filme sob a forma como os imigrandes indianos se conseguem, ou não adaptar ao mundo americano, do ponto de vista de uma criança. O filme acabou por ter uma receção critica interessante, sendo que comercialmente e principalmente depois de ter esperado quase dois anos para ver a luz do dia, as coisas foram obviamente mais limitadas com resultados quase residuais.
Sobre o filme, a forma como o filme tenta tratar de algo tão comum e importante como um choque cultural do ponto de vista de uma criança e desde logo o grande segredo do filme, porque é filmado com esse inocencia que acaba por se tornar tornurenta e tornar um filme no minimo peculiar num objeto emocional interessante e intenso, captando para proximo de si o espetador e desde logo isso é um segredo que nem sempre os filmes declaradamente familiares conseguem concretizar.
Por outro lado o lado satirico pese embora trate um tema serio o filme adopta sempre uma toada ligeira, quase sempre com ironia, e com satira aos costumes quer de um lado quer de outro. Ao centrar a atençao em duas familias tão distintas e tao esperiotipadas naquilo que o filme quer mostrar acaba por ainda vincular mais uma ideia e funcionar bem em termos de um humor moderado já que o filme nunca tenta ser uma comedia declaradamente objetiva.
Por isso e mesmo por vezes o filme cair num happy ending demasiado perfeito, penso que se trata de um filme positivo, com momentos de bom cinema, que nos da de uma forma bem sublinhada um confronto de culturas num espaço proprio. Por vezes o bom cinema não necessita de muitos truques quer visuais ou narrativos, embora este principalmente na caracterizaçao das personagens acabe por ter em alguns momentos.
A historia fala de um jovem indiano inserido numa cultura americana mas que tem que seguir as vivencias de origem enquanto ve todo o mundo a sua volta num contexto de vida totalmente diferente. Tudo ainda fica mais latente quando se apaixona por uma vizinha com uma familia longe de ser estruturada.
O argumento do filme e forte do ponto de vista emocional, a forma como aproveita a inocencia da personagem central, para tambem fazer uma observação inocente daquilo que o rodeia, mesmo a sua pretinencia e o segredo de um filme simples emotivo e eficaz.
Na realizaçao Frank Lotito é um comediante australiano que tenta pescar um pouco das influencias de hollywood e bollywood aqui nao sendo um filme eximio em termos de realização consegue sempre potenciar as imagens quer no ponto de vista comico e emocional e isso acaba por funcionar bem.
Em termos de cast todo o peso do filme acaba por incidir nos dois jovens, por um lado o indiano Roni Akurati e na Brighton Sharbino, com estilos e fisionomias tao diferentes este era um casal que tinha tudo para não funcionar e acaba por o fazer, o primeiro mais pela caracterizaçao fisica e a segunda por ja apresentar qualidades interpretativas dramaticas interessantes em face da precoce idade.

O melhor - A inocencia com que tudo e relatado.

O pior - O happy ending demasiado novelesco

Avaliação - B

No comments: