Wednesday, July 05, 2017

Coming Through the Rye

É conhecida a inspiração que muitos livros tem para filmes, quer como base de argumentos quer dentro do proprio filme. Pois bem este filme que foi produzido em 2015 mas que so em finais do ano de 2016 viu a luz da distribuição e uma homenagem sobre o poder de um livro na vida de uma pessoa, o livro aqui em causa e The Cather in the Rye. Os resultados criticos do filme ate foram positivos com avaliações essencialmente positivas e estreias em diversos festivais. Em termos comericias um filme que adia tanto a sua estreia normalmente não tem grandes resultados e aqui acaba por ser o mesmo, com resultados completamente residuais.
Sobre o filme podemos dizer que a base do livro dentro do livro acaba por ser importante, ou seja a forma como o proprio livro acaba por condicionar o proprio resultado do filme. A ideia e original, embora me pareça que com o passar do tempo tudo se torna obviamente mais previsivel, com algumas dificuldades do filme ir para alem daquilo que e perfeitamente definido numa historia como esta. Um dos pontos importantes do filme e a capacidade que o filme tem de tocar em diversos pontos da historia daquele tempo o que acaba por interessante.
Devemos tambem dividir o filme nos seus diferentes segmentos, se em termos de historia de amor o filme acaba por ser emocionalmente interessante embora nem sempre muito trabalhado, do ponto de vista do restante pouco mais e do que um filme para adolescentes com uma obra de referencia por tras.
Por tudo isto e facil perceber que se trata de um filme com uma boa ideia, que nos parece nem sempre funcionar principalmente na proximidade da personagem central com o publico, e na escolha do cast, o que acaba por prejudicar o resultado e força do filme junto do espetador, mas e um filme com alguns recursos e com um resultado final satisfatorio.
A historia fala de um jovem mal integrado na sua comunidade estudantil, que inspira a sua vida na obra literaria de J D Salinger. Numa tentativa de adaptar uma peça de teatro com base no livro tenta conhecer o autor, numa road trip com uma companhia que pode mudar a sua vida.
O filme na forma como aborda o livro dentro da narrativa e diferente e funcional, de resto acaba por ser a basica historia do adolescente com dificuldades de afirmaçao e na sua tentativa de ganhar o seu lugar na comunidade escolar.
Em termos de realização o trabalho de James Steven Sadwith é simplista sem grandes recursos ou grandes truques com a camara e um filme que não tenta trazer para a realização grande destaque, tentando dar prevalencia ao argumento, dai que pouco se podera retirar relativamente a esta realização.
Por fim no que diz respeito ao cast, penso que a escolha de Alex Wolff e claramente um erro, um actor com muitas dificuldades interpretativas, pouco carismatica com poucos recursos que acaba por ser muito insuficiente para uma personagem que domina toda a duraçao do filme. Melhor a sua companheira de cast Stefania Owen que acaba por dar o lado mais sentimental e mais suave do filme.

O melhor – A forma como introduz o livro dentro do filme.

O pior – Alex Wolff


Avaliação - C+

No comments: