Thursday, June 01, 2017

Drone

Os conflitos entre os estados unidos e o medio oriente, já foram abordados em diversos filmes, quer filmes com maiores recursos que se tornaram filmes de referência, quer filmes de serie b nos diferentes generos. Aqui mais do ponto de vista dramatico surge um filme sobre os efeitos dos efeitos colaterais. O filme é obviamente pequeno de baixo orçamento que estreou quase em um ou dois cinemas sem resultados visiveis e criticamente e daqueles filmes que a maioria dos criticos nem sequer avaliou
Normalmente alguns dos melhores filme acabam por ser filmes sobre casos especificos num contexto de guerra geral. Aqui temos isso ou seja um filme que vai para alem da base do conflito em si, mesmo analisando-a de uma forma de implicação, mas centra-se no conflito familiar provocado pela aparição de uma pessoa cujos objetivos acabam por nao ser inicialmente bem percetiveis. O filme tem nessa abordagem do especifico para o geral, alguma astucia mas depois na execução narrativa tem algumas, para não dizer bastantes dificuldades.
A primeira das quais passa por ir demasiado cedo aos pontos fulcrais sem os explicar, ou seja no final do filme nunca conseguimos perceber ao certo como e que a informação acabou por chegar com tanto detalhe ao vilão, e mais que isso a facilidade com que tudo corre parece ser mais o argumento a procura de que tudo encaixe rapidamente bem do que propriamente uma ordem natural, o que tira ao filme alguma maturidade na forma com que desenvolve a sua historia.
Por outro lado o final do filme, acaba por se tornar um contrasenso à moral aceitavel, ou seja rapidamente um filme que poderia se tornar numa forma de pensar sobre determinadas acções acaba por se tornar num thriller simples daquele em que existe um intruso em casa, e que acaba por despoletar uma escalada de agressividade ate ao desenlace final
A historia fala de um pai de familia que tem como profissão controlar drones de guerra para o CIA, numa profissao com um horario igual a tantas outras. Tudo fica pior quando aparece em sua casa um paquistanes cujas verdadeiras intenções estão relacionadas com o trabalho do pai da familia.
Em termos de argumento eu penso sempre que os raciocinios sobre as implicações de um conflito armado e os seus danos colaterais sao filmes com um significado interessante e este também consegue essa mensagem. COntudo em termos de execução narrativa parece-me que por vezes o filme tem algumas dificuldades em concretizar partes da historia saltando ou simplificando. parece tambem muito limitado em termos de personagens, mas isso e mais comum num filme declaradamente serie B.
Na realização Jason Bourque é um realizador essencialmente de televisão e de pouca dimensão, que tem aqui um filme em que sao obvias as dificuldades de orçamento pela forma com que quase nao arrisca nas sequencias de terreno. Não sera com filmes destes que as coisas se potenciam mais em termos de carreira.
No cast um conjunto de desconhecidos comandados por um Sean Bean que demonstra nao estar numa grande fase da sua carreira, sendo que a orientação de atores é normalmente um dos aspetos mais descuidado nos filmes de produtoras inferiores e aqui isso e notorio.

O melhor - A abordagem aos danos colaterais de conflitos armados.

O pior - A forma como o filme tem demasiadas caracteristicas de cinema serie B

Avaliação - C

No comments: