Friday, June 02, 2017

The Batman LEGO Movie

Desde o sucesso instantaneo que o original The Lego Movie se tornou que se percebeu que tudo iria ser o inicio de uma nova saga no mundo de animação apostada no mundo dos famosos brinquedos. A primeira adaptação foi de imediato Batman que já tinha sido um dos personagens mais famosos do primeiro filme. Em termos criticos novamente o filme conseguiu chamar a atenção com avaliações essencialmente positivas. Já do ponto de vista comercial mais uma vez resultados bastantes coesos o que faz prever que a saga e para continuar com outras adaptaçoes.
Eu confesso que pela novidade, pela originalidade produtiva e de argumento fui um fa confesso do primeiro lego movie. Neste segundo capitulo e nesta adaptaçao penso que vale muito mais pela curiosidade de vermos algumas das figuras miticas do cinema e não so em versao lego, e algum humor, digamos bem adulto e disparatado para os mais novos, do que propriamente pelo filme em si naquilo que o mesmo significa enquanto um todo.
Temos o humor disparatado e satirico do primeiro filme, aqui temos momentos de primeira linha pela facilidade com que o mesmo consegue brincar com diversos aspetos quer conhecidos quer outros. Mais que um filme com uma base narrativa diferente parece sempre ser um filme satira e isso pode tirar algum impacto naquilo que em termos de mensagem passa para o outro lado, e mesmo o lado bom dos viloes acaba por ser insuficiente para levar o filme para um prisma moral mais elevado já que grande parte do tempo parece que o filme se preocupa mais naquilo que consegue dar em termos produtivos do que propriamente aquilo que e enquanto filme.
Ou seja por muito que as caracteristicas basicas do primeiro filme estejam presentes nesta sequela ou neste estilo, parece obvio que aqui o objetivo foi mais conseguir amealhar dinheiro juntando herois e lego do que propriamente fazer algo diferente partindo da ideia, e isso torna obviamente este filme muito menos valioso do que o que deu origem a toda a saga,
A historia e uma adaptação de Batman, conjugando um grupo de herois contra a plenitude de vilões da saga. O objetivo do filme e a criaçao de um grupo que de alguma forma coloque termo a ambiçao de Joker de destruir Gotham tendo para esse efeito a colaboraçao de diversos outros viloes.
Em termos de argumento na historia de base o filme e muito mais vazio do que o seu antecessor. Mesmo mantendo o mesmo estilo de humor, e um ou outro plano mais ideologico, acaba sempre por ter mais sucesso na sátira do que propriamente em outro apontamento narrativo do filme.
Na realizaçao o trabalho esta a cargo Chris Mckay uma novidade neste estilo de filme oriundo da televisao em termos de produçao o filme consegue um nivel elevado com movimentos mais de acçao. Esteticamente penso que tudo e mais confuso do que no primeiro filme.
O leque de vozes e vastissimo com diversas presenças que funcionam como Ralph Fiennes e Will Arnett em maior destaque: mas isto acaba por ser apenas mais um condimento aquilo que o filme é em termos produtivos.

O melhor – A produçao e o humor.

O pior – Claramente inferior ao primeiro filme


Avaliação - C+

No comments: