Monday, June 05, 2017

John Wick: Chapter 2

É incrivel como por vezes alguns filmes que tudo têm para se tornar um autêntico saco de pancada da critica especializada se tornam autenticos filmes de cultos, que acabam por se tornar ao mesmo tempo sucessos comerciais e criticos. Um dos filmes mais recentes que encaixa perfeitamente neste fenomeno foi este John Wick, que viu este ano o segundo capitulo e prepara-se para finalizar a triologia. Este segundo filme conseguiu ainda melhores criticas do que o primeiro filme e comercialmente duplicou o resultado do seu antecessor tornando-se assim num sucesso natural do cinema.
Eu confesso que não fui nada adepto do primeiro filme, achei-o totalmente vazio que mais não é do que uma serie de lutas de um individuo contra o mundo, bem treinadas do ponto de vista de execução tecnica, mas num filme completamente ausente de argumento e tudo o resto. Pois bem o segundo filme é uma total continuação. Ou seja temos duas horas de sequencias de luta interminaveis, bem praticadas, que em termos de realização poderiam ter um pouco mais de risco ou inovação na abordagem, e que apenas muda o local. Em termos de historia em si temos outra vez o total deserto de ideias, algo que me parece ser pensado e a escolha do proprio filme.
John Wick sera talvez no futuro a triologia com menos dialogos e menos páginas de argumento que à memoria, a ideia de fazer um filme em que um individuo mata tudo que lhe aparece a frente pode até ser diferenciadora, mas tem como base um cada vez mais exigente cinema que neste caso deixou passar e valorizou a falta de esforço. Claro que temos o contraste com as sequencias mais estapafurdias da persongem como a relação com o cão, mas isso é muito pouco quando estamos a falar de cinema de primeira linha produtiva.
Por tudo isto serei e assumo sempre um critico deste tipo de cinema, parece-me demasiado facil, e por razoes que todos desconhecemos esta obra teve a sorte da critica gostar dela, ao contrario de centenas de filmes serie B que todos os anos vem a luz do dia com menos meios, mas o que é certo é que na essência o filme acaba por não ser mais que isso.
A historia do filme é facil de contar, John Wick tenta-se reformar mas para isso tem um ultimo trabalho, apos o executar acaba por ter atrás de si, quase todos os assassinos profissionais do mundo, e tem que sobreviver.
Em termos de argumento a ausência total dele, é algo que se pode facilmente sublinhar neste filme, em termos de argumento, personagens e desenvolvimento narrativo, o filme é apenas um motivo para sequencias de acção de um contra um batalhão.
Na realização Chad Sthaleski ja tinha sido o pioneiro do primeiro filme e regressa ao leme ou nao fosse a sua grande obra ate ao momento, ele que foi durante anos duplo de filmes de ação, alguns dos quais de maior sucesso. Como realizador parece sempre que tenta valorizar o trabalho fisico e de lutador dos seus interpretes do que arriscar numa abordagem mais artistica.
No cast, este filme anda à roda de um Keanu Reeves que depois de se perceber que os seus recursos interpretativos eram mais que limitados, orientou a sua carreira para acção e artes marciais, onde tem tido algum sucesso, mesmo que sejam filmes naturalmente mais simples de executar.


O melhor - Neste já estamos a espera do vazio narrativo

O pior - O cinema necessita obviamente de mais conteudo do que propriamente este filme dá

Avaliação - C-

No comments: