Monday, June 15, 2015

While We're Young

A conjugação de esforços entre Ben Stiller e Baumbach já teve os seus resultados pelo creditado Greenberg, este ano esta equipa vencedor juntou-se novamente para mais uma comedia ao estilo do realizador mas sem a sua figura de referencia Gerwig. Os resultados criticos voltaram a ser interessantes e marcam um estilo muito proprio de um realizador que arrisca, em termos comerciais os seus filmes nao são tao sedutores, mas tem vindo a subir a parada o que podemos considerar interessante.
Baumbach e um realizador de personagens todos os seus filmes tentam demonstrar personagens desadapatados em termos de contexto e isso torna os filmes capazes de nos dar situaçoes diliciosas e bem trabalhadas mesmo que nao sejam inesquiciveis, acaba por tornar uma curiosidade moratoria interessante. E neste filme temos isso no contexto indicado, dai que posso obviamente assumir que e o meu filme preferido do realizador.
Desde logo porque essas curiosidades estao embebidas numa situaçao concreta actual, e que de alguma forma marca a realidade de muitos casais, a biologia não permitir que a maturaçao se faça, e nisso e que o filme e engraçado, ja que inicialmente achamos que o casal protagonista tem opçoes erradas e isso acaba por ser jocoso de nossa parte para no final percebermos que aquilo e invitavel e uma forma de resposta a adversidade.
E e na forma como Baubach consegue as suas comedias nao sejam mais do que dramas mascarados, que faz do seu cinema algo proprio e pouco comparavel, é certo que ainda tem muitos pontos a corrigir, como dar aos filmes uma maior intensidade sem perder o estilo, o por demasiadas vezes se perder numa eloquiencia de personagens que nada tem de objetivo para o filme, mas isso sao aspetos que com a maturação irão desaparecer e teremos comedias dramaticas mais que intensas emocionalmente fortes.
A historia fala de um casal, que nao deseja ter filhos que nao consegue tornar-se maduro e se relacionar com os casais da sua faixa etaria, ai começam a interagir com um casal hipster que gosta da tradiçao enquanto os protagonistas gostam da inovação.
O argumento e muito mais interessante no sumo que resulta do filme, no significado de tudo aquilo do que propriamente naquilo que realmente é, nem sempre consegue ter o melhor balanço em termos de ritmos do filme, pese embora seja muito rico em dialogos algo que Bauchamp faz como poucos.
Na realização é que parece que Bauchamp nao se desenvolve, aqui tinha espaço para maior risco, para dar algum toque proprio e diferenciador nos seus filmes algo que ate ao momento nunca fez nem tentou fazer, e o filme tinha espaço para isso mesmo. parece claramente o ponto onde o autor do filme se encontra mais verde.
No cast, Bauchamp tem uma boa quimica com Stiler porque o actor representa um pouco a imagem nos seus filmes, um comico com fundo dramatico, a personagem fora do lugar encaixa sempre em Stiller pese embora sem o brilho que teve em Greenberg, Naomi Watts e competente e encontra-se em forma e neste filme demonstra esse facto, Driver esta em clara ascenção e encaminha-se para ser um caso serio nos proximos anos.

O melhor - A comedia que esconde o drama

O pior - As eloquencias desnecessarias.

Avaliação - B

No comments: