Sunday, June 07, 2015

Results

Sundance é uma daquelas montras onde jovens realizadores normalmente apetrechados por algumas figuras conhecidas lançam filmes independentes baseados em argumentos originais e onde os mesmos são a figura central. Um dos filmes que esteve em competiçao pese embora nada tenha ganho foi este Results sobre o mundo da forma fisica, criticamente as coisas ate correram bem dai que o filme acabou por estrear nos EUA o que e sempre uma vitoria, comercialmente e um filme modesto e assim decorreu a sua trajetoria comercial.
Results e antes de mais um filme com dois pontos de analise distintos desde logo do ponto de vista da abordagem da adopção da vida em torno do exercicio fisico esta bem exposta nas duas personagens centrais e essa curiosidade da ao filme um originalidade vincada. Contudo no segundo ponto, o de uma historia de amor entre pessoas em que isso não e prioridade acaba por não ser bem conseguido tornando um filme num objeto demasiado estranho para ser aperciado, e o resultado esta longe de ser interessante.
E o filme ate começa bem principalmente na dinamica da personagem de Pearce, ela e bem apresentada tem aspetos particulares que o filme poderia aproveitar principalmente na historia de amor mas não aproveita da melhor forma isso, acabando por dar mais destaque a relação dele com um cliente com muita facilidade de amar do que propriamente a historia de amor aquela que tinha mais intensidade para dar ao filme.
A justificaçao poderia ser dar ao filme uma roupagem mais simples e menos apropriada para Sundance ou espirito independente mas muitas vezes e na simplicidade que os melhores registos aparecem e aproximam mais os filmes das pessoas aqui parece sempre que se preocupa pais com o estranho dos personagens e obsessao pelo exercicio do que conjugar as personagens para uma experiencia comum.
A historia fala de dois socios de um ginasio dedicados ao culto do corpo que se separam pese embora exista uma quimica entre ambos, no meio surge um excentrico cliente que facilmente se apaixona que vai trocar com o professor de ginastica todo o sentimento que consegue ter em troca da habilidade fisica.
O argumento tem altuns apontamentos interessantes principalmente na forma como define a personagem central de Pearce mas pouco ou quase nada acompanha este ponto, dialogos personagens e intensidade emotiva parece sempre ser um paralelo pouco trabalhado ao longo de todo o filme.
Bujalski tem ate ao momento o seu filme mais conceituado e como realizaçao não encontramos nenhum ponto particularmente relevnte ou trabalhado, o filme não arrisca e quase sempre assume para si uma indiferenciada realizaçao independente.
O cast tem altos e baixos se Pearce e bom actor e da o lado indiferente e frio que a personagem precisa e que isso ate combina bem com o lado mais tresloucado de Smulders, o problema esta em Corrigan num excesso de personagem de humor britanico que nada encaixa no filme.

O melhor – A personagem de Pearce

O pior – Carrigan


Avaliação - C

No comments: