Saturday, June 27, 2015

Poltergeist

Os remakes de terror sempre foram algo comum no cinema moderno, o que demonstra bem alguma falta de ideias para o genero ou pelo menos a repetiçao das mesmas. Este ano viu a luz do dia a nova versão de Poltergeist. Os resultados comerciais e criticos foram os tipicos num filme de terror de linha media, criticamente foi mediano, mesmo assim melhor do que o desastre tipico deste tipo de filmes, comercialmente sempre se pensou que a marca em questao fosse mais rentavel do que na realidade acabou por ser.
Sobre o filme Poltergeist pese embora seja um icon do terror podemos dizer que não e um dos topos de gama e isso nota-se neste filme, mais que um filme de terror e susto e um filme de presença, um filme de espiritos mais simples, mas isso tira o impacto que outros filmes de terror tem, bem como as explicações a volta de todo o fenomeno sao bem mais modestas do que outros filmes. E quando um filme de terror muitas vezes se reduz ao impacto e este não funciona entao o filme acaba por tambem ele ser um rotundo floop.
E o filme fora deste ponto ate tinha espaço para funcionar, alguns bons actores principalmente na dupla de protagonistas, algum humor entre eles que retira o lado mais negro e cinzento deste tipo de filmes, algumas linhagens paralelas como as dificuldades financeiras, mas o problema e que quando entra no terror e nas imagens para assustar esquece tudo isso e torna tudo ainda mais sem sentido e sem razao de ser.
Numa altura em que os filmes de terror já estao longe do sucesso ou mesmo da qualidade de outros tempos, onde argumentos se replicam constantementes este e o filme que deu origem ao guiao tipo de almas a tentar chatear uma familia numa casa, e neste caso percebe-se que o impacto deste filme ainda e menor do que os seguiram o seu conceito.
A historia fala de uma familia que muda de casa, para uma construida em cima do cemiterio percebendo de imediato que a mesma esta assolada por fantasmas que acabam por capturar um dos filhos do casal
O argumento como a maioria dos filmes de terror dos ultimos anos e repetitivo, aqui temos uma presença numa realidade paralela, mas pouco mais o climax e ainda mais frouxo do que os filmes do genero, e os poucos aspetos iniciais que dao vida as personagens em si, sao rapidamente abandonado.
A realizaçao a cargo de Kenan sempre mais relacionado com o terror de animaçao tem meios de uma grande produçao de terror mas nem sempre os usa, nem sempre utiliza este tipo de porcedimentos para intensificar o filme, e isso e uma critica forte.
No cast e um despredicio sem precedente ver Rockwell um dos melhores actores da atualidade num filme como este, ele nunca se sente confortavel porque o filme e a personagem limitam o seu potencial, mesmo dewitt parece obviamente ter mais valor do que este tipo de filmes, esperamos que hollywood permita os retornar as optimas carreiras que estavam a construiri

O melhor – Alguns apontamentos de personagens iniciais

O pior – Serem abandonadas para um frouxo e cinzento simples filme de terror


Avaliação - D

No comments: